Colóquio 100 Josué Guimarães (1921-2021)

 

   

Apoio

 

 

 

 

O link para webmesas e webconferência (por Youtube):  abre.ai/upfonline.

Em 2021, Josué Guimarães, um dos mais queridos escritores nascidos no Rio Grande do Sul, fará 100 anos. Jornalista, político e escritor, Josué Guimarães dedicou a vida à palavra como meio de tentar interferir no histórico de violências e injustiças que caracteriza nossa sociedade. Como profissional, em múltiplas funções na imprensa, de cronista a editor, foi um jornalista crítico e combativo. Como político, envolvido no idealismo por uma sociedade melhor, enfrentou a realidade de ser um sujeito visado e jamais completamente adequado às demandas partidárias. Já maduro, foi à literatura como forma urgente de denunciar e iluminar sobre a vida e suas dores. Mais tarde, nos últimos anos, dedicou-se à formação de leitores, sendo o escritor que primeiro respaldou o projeto das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. Esse vínculo garantiu que seu acervo, o ALJOG/UPF, fosse integrado à estrutura do curso de Letras e do PPGL da UPF em 2007. O Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021), com a parceira da editora L&PM, que alberga toda a obra do autor, com a Secretaria Municipal  de Cultura de Porto Alegre, representada pela Biblioteca Municipal  Josué Guimarães, e apoio do Governo do Estado, representado pelo IEL,  homenageia o autor, ampliando as temáticas a serem discutiras ao que tem relação com sua literatura, com sua profissão, com sua visão politica.

 
 
Comissão Organizadora
 
Miguel Rettenmaier - UPF/CNPq (Bolsista Produtividade)
Fabiane Verardi - UPF
Gerson Trombetta - UPF
Francisco Fianco - UPF
Ivania Aquino - UPF
Patrícia Langlois - IEL - Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Renata de Souza Borges - Biblioteca Municipal Josué Guimarães - Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
Flávia Helena da Silva Monte - Biblioteca Municipal Josué Guimarães - Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
Helena Jungblut - L&PM Editora
 
Programação
 

O link para webmesas e webconferência (por Youtube):  abre.ai/upfonline.

 

03 de maio

Segunda-feira

04 de maio

Terça-feira

05 de maio

Quarta-feira

06 de maio

Quinta-feira

07 de maio

Sexta-feira

tarde

 

 

 

Webconferência

      15h

O novo leitor e o romance realista

Carlos Reis (Universidade de Coimbra)

 

Mediação: Patrícia Valério (UPF)

Webcomunicações

14h

Sessões de Comunicação/Temáticas

Josué Guimarães, palavra, literatura e história

 

Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas

 

noite

Webmesa

19h30min

Arquivos literários: papéis "velhos", "novas" tecnologias, e novas coleções

Philipe Willemart (USP)

Alicia Duha Lose (UFBA/CEPEDOP)

Rosinês Duarte (UFBA)

 

Mediação: Gerson Trombetta (UPF)

Webmesa

19h30min

A presença de Josué Guimarães

Maria da Glória Bordini (UFRGS)

Sergius  Gonzaga (UFRGS)

Vicentônio Silva (Editora Jasvens)

 

Mediação: Fabiane Verardi (UPF)

Webmesa

19h30min

Literatura e jornalismo: até onde a ficção?

Juremir Machado da Silva (PUCRS)

Maria Eunice Moreira (PUCRS)

Tau Golin (UPF)

 

Mediação: Claudia Toldo (UPF)

 

Webcomunicações

19h30min

Sessões de Comunicação/Temáticas

Literatura e jornalismo

Política, literatura e linguagens

Literatura e jovens: para formar leitores

 

Comunicações

Sexta-feira

07 de maio de 2020

 

 

 

Temática 

Josué Guimarães, palavra, literatura e história

TARDE

Coordenação: Prof. Dr. Ivânia Campigotto Aquino

Link: meet.google.com/qjc-pxkf-oxv

 

Trabalho

Autor

Horário

Rastros da tortura: uma análise do conto “O elevador”, de Josué Guimarães

Vicentônio Silva

14:00

Confluências do insólito latino-americano no conto “A travessia”, de Josué Guimarães

Luciéle Bernardi de Souza

14:15

Crítica social, patriarcado e representação feminina em Garibaldi & Manoela: uma história de amor, de Josué Guimarães

Edemilson Antônio Brambilla

14:30

A orientação valorativa do outro no documentário A Jornada de Josué

Marina de Oliveira

14:45

A ferro e fogo e a história do Rio Grande do Sul: uma narrativa criada a partir da historiografia de dois continentes

Eduardo Ortiz

15:00

Josué Guimarães intérprete da formação do Rio Grande do Sul: imigração colonização alemã na obra A ferro e fogo

Ivânia Campigotto Aquino

15:15

 

Temática

Literatura e jornalismo

NOITE

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Fianco

Link: https://meet.google.com/nnz-utjq-ypj

Trabalho

Autor

Horário

A carnavalização em Os Tambores Silenciosos, de Josué Guimarães

Miquela Piaia

19:30

Breves elucidações sobre a escrita  jornalística de Josué Guimarães com auxílio do Software IRAMUTEQ

Flavia Susana Krug

19:45

Encont(r)os D'Água na poética líquida de Conceição Evaristo.

Sandra Lee dos Santos Ribeiro

20:00

Os discursos jornalísticos presentes no The Intercept Brasil

Lucas Funghetti Marques

20:15

Rua Josué Guimarães, nº 81: biblioteca

Evelise Faraco de Oliveira

20:30

“A dramática história de uma dama”: lendo as camadas de um provável inédito de Josué Guimarães

   Israel Portela de Farias    20:45

O narrador demoníaco de Lagoa Branca, na obra Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães.

   Loreci Marins

 21:00

 

Temática

Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas

TARDE

Coordenação: Prof. Dr. Miguel Rettenmaier

Link: meet.google.com/mdz-mivf-dqp

Trabalho

Autor

Horário

Josué Guimarães: um espião da história

Rosália Passos

14:00

Missivas com autores: a pesquisa com a correspondência de Josué Guimarães

Bruna Santin

14:15

Seres feitos de palavras: o personagem de Josué Guimarães em Dona Anja

Luana Maria Andretta

14:30

A pesquisa em arquivos na área de Letras: algumas considerações acerca do espólio de Lima Barreto na Biblioteca Nacional

Cristiano Mello de Oliveira

14:45

Reflexões sobre a produção de um romance

Andrezza Tartarotti Postay

15:00

Indexação de documentos arquivísticos aplicada às correspondências em acervos pessoais

Cameron Santos Coelho

15:15

As rasuras como vestígios da reintegração da razão: um estudo de Crítica Genética sobre o diário de Frida Kahlo

Mariane Rocha Silveira

15:30

 

Temática

Política, literatura e Linguagens

NOITE

Coordenação: Prof. Dr. Gerson Luís Trombetta

Link: meet.google.com/qym-aeuk-jye

Trabalho

Autor

Horário

A medicina em Camilo Mortágua, de Josué Guimarães

 

Helena de Moraes Fernandes

19:30

“Tá lá o corpo estendido no chão”: morte e marginalidade na música “De frente pro crime”

Wellington Girardi Rodrigues

19:45

Das águas do oceano aos acalentos da avó: a representação identitária em Maréiade Miriam Alves

Marla Bispo Santos

20:00

A ficcionalização do divórcio em Dona Anja

Tiago Miguel Stieven

20:15

Lesbiocartografias em Tessa, a gata, de Cassandra Rios

Kauanne Almeida dos Santos

20:30

Sentidos Diaspóricos e Afirmações/Contradições Identitárias Em À Sombra do Oká, de Olinda Beja

Mirian Leandro Moura

20:45

“Intuições provadas e circunstâncias particulares”: juventude, memórias, mediação de leitura e formação de leitores

 

Fabiano Tadeu Grazioli

21:00

O Marlowe de Fausto: tramas e pactos na criação literária

Cláudia de Marchi

21:15

 

Temática

Literatura e jovens: para formar leitores

NOITE

Coordenação: Prof. Dr. Fabiane Verardi

Link: meet.google.com/dqz-myvn-yhy

Trabalho

Autor

Horário

Representações de Morte e Recomeço na Literatura Infantil de Josué Guimarães

Pedro Afonso Barth

19:30

A concepção leitora docente: “a internet e as  tradições culturais” 

Fátima Cristina dos Passo Cunert

 

19:45

Experiências de leitura no universo virtual: a influência do booktuber

Eduarda Vieira Martinelli

20:00

A dupla aplicação teórica voltada à formação de leitores: Os tambores silenciosos

Wilian Dal'Ponte

20:15

A dupla aplicação teórica voltada à formação de leitores: Os tambores silenciosos.

Keila de Quadros Schermack

20:30

Os desejos da criança na literatura de Josué Guimarães e Mario Vargas Llosa

Jéssica Klimaczewski

20:45

 

 
 
 
 
Inscrição 
 
Sem apresentação de trabalhos (com certificação): https://secure.upf.br/eventos/eventos/726
 
Com apresentação de trabalhos (e publicação em anais): https://secure.upf.br/eventos/eventos/730
(Envio do resumo até 23 de abril)
 
 
 
 
 
Comunicação
 

Em relação à apresentação dos trabalhos aceitos:

  • É exigida a presença de, no mínimo, um dos autores para apresentação do trabalho. 
  • Receberão certificados somente aqueles que apresentarem seus trabalhos, em plataforma on-line, conforme o programa do evento.
  • A avaliação e a seleção dos trabalhos será feita pela Coordenação dos simpósios.
  • Cada trabalho aceito deverá ser apresentado num tempo máximo de 15 minutos, via plataforma Google Meet. O acesso à plataforma se dará por link a ser posteriormente divulgado. 
  • Modelo PPt para apresentação

Anais

 

Para publicação nos anais do evento, os artigos completos dos trabalhos apresentados deverão ser submetidos pelo e-mail  aljog@upf.br em arquivo Word, até a data de 31 de maio de 2020, obedecendo às seguintes normas:

a)  O artigo deve ser enviado no modelo-padrão do seminário: Modelo padrão artigo.
b) O nome do arquivo deverá ser preenchido da seguinte forma: “Artigo de” seguido do nome completo do(s) autor(es). 
c) A extensão do artigo deve ser de, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 páginas, incluindo elementos pós-textuais.
d) Os elementos que compõem o artigo são: título em português e em inglês, nome do(s) autor(es), resumo e palavras-chave na língua do texto e em língua inglesa; introdução, desenvolvimento e considerações finais; nota(s) explicativa(s), referências.
e) Elementos como gráficos, figuras etc. devem constar no corpo do trabalho. Não serão aceitos artigos com anexos.
f) O artigo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm. As palavras estrangeiras devem ser destacadas em itálico.
g)  As notas explicativas devem se restringir ao estritamente necessário e serão informadas em notas de rodapé (em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples).
h)  Nas citações diretas com mais de três linhas, no resumo, nas palavras-chave e nas legendas de figuras, a fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.
i) Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados à esquerda; os quais devem ser precedidos por indicativos numéricos progressivamente. Por exemplo:
 
1 A REDAÇÃO DEFINITIVA

1.1 OS CRITÉRIOS GRÁFICOS
1.1.1 Margens e espaçamento
 
j) A única seção não numerada será a das Referências, que deverá ser alinhada à esquerda, caixa alta e  negrito.
k) Nos elementos pré-textuais, devem figurar: título do trabalho, centralizado, caixa-alta e negrito; uma linha abaixo a versão do título em língua inglesa;  duas linhas abaixo, o nome do(s) autor(es) e, em nota de rodapé, breve currículo (titulação, instituição a que são vinculados e endereço eletrônico). Na sequência, o resumo na língua do texto e palavras-chave. Uma linha abaixo, o abstract e as keywords.
l) Os elementos textuais devem ser compostos por: Introdução, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, justificativa, objetivos, marco teórico, procedimentos metodológicos e breve explicação de como o artigo está estruturado. Em segundo momento, o Desenvolvimento, parte principal do artigo, divido em seções e subseções, quando necessário. Por fim, as Considerações Finais devem retomar o que foi apresentado na Introdução e mostrar os resultados da pesquisa.
m) Quanto aos elementos pós-textuais, estes são compostos pelas referências.
n)  As citações devem ser organizadas conforme a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizando o sistema autor-data. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm, espaçamento entrelinhas simples e tamanho 10. As citações diretas de até três linhas devem figurar entre aspas duplas, no corpo do texto.
o) As notas explicativas devem ser empregadas para comentários e esclarecimentos que não possam ser incluídos no texto. Não se utilizam notas explicativas para indicar referências bibliográficas.
p) As Referências devem ser organizadas de acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), optando-se pelo negrito como destaque dos títulos das obras. Somente devem constar na lista as referências que aparecem no corpo do texto.