1. 10:00
  2. 03/01/2024
  3. Ingresso

Cepagro UPF: teoria colocada em prática nas Ciências Agrárias

Durante qualquer curso de graduação, aliar o conhecimento teórico ao prático é fundamental para a formação completa dos acadêmicos. Por isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com diversas estruturas próprias que garantem a qualificação necessária aos futuros profissionais em várias áreas, como nas Ciências Agrárias. Neste âmbito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária têm a sua disposição o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), que auxilia no preparo dos estudantes, na extensão universitária e na pesquisa científica.

O Cepagro UPF possui uma área total de 270 hectares, sendo que sua estrutura física construída – além dos campos e lavouras – é composta por galpões, escritório, residências, sala de aula, laboratórios, agroindústria e setores diversos, totalizando assim 6.800 m2.

Agronomia

No Cepagro, o curso de Agronomia utiliza-se da estrutura física por meio do maquinário e insumos disponíveis, assim como pelas áreas de terra para plantio, manejo e colheita de diversas cultivares. Além disso, os estudantes aplicam a teoria aprendida em sala de aula no campo experimental, local onde podem realizar pesquisas e testes de sementes e defensivos agrícolas.

Um destes estudantes é o Rafael Tognon. No 6º nível do curso, ele desenvolve uma pesquisa em conjunto com uma empresa parceira da Universidade, testando a eficiência de defensivos agrícolas no campo experimental do Cepagro. Tendo origem em uma família de agricultores, Rafael conta que escolheu cursar Agronomia na UPF pela excelência do curso. “Escolhi a UPF pelos professores de alto nível e também por todo o espaço disponível para o aluno aliar o conhecimento teórico com o prático. Se não fosse essa área experimental, acredito que minha formação seria incompleta, pois posso pôr em prática tudo o que aprendo”, relata o acadêmico.

A Agronomia UPF é destaque no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF 2023), em que o curso foi classificado em 1º lugar no Rio Grande do Sul e em 9º lugar no país entre as universidades privadas, além de conquistar o 5º lugar entre todas as universidades (públicas e privadas) do estado.

Com mais de 60 anos de história, o curso de Agronomia da UPF é moderno, atualizado e inovador, preparando os estudantes para atuar em todas as frentes do mercado agro. O curso conta com um corpo docente qualificado, em que a maior parte dos professores são doutores com grande experiência nas suas áreas de atuação. Possui ainda uma matriz curricular flexível e dinâmica, com aulas práticas em laboratórios e a campo, viagens de estudos, atividades de extensão e pesquisa. Mais de 3 mil Engenheiros Agrônomos, que atuam no Brasil e no mundo, realizaram a sua formação na UPF.

Medicina Veterinária

Assim como na Agronomia, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária complementam sua formação na estrutura do Cepagro. No local, os estudantes podem vivenciar práticas zootécnicas e de bem-estar animal para a produção, reprodução e tratamento médico de diferentes espécies, nas áreas de aquicultura, bovinocultura de corte e de leite, avicultura, suinocultura, equinocultura, ovinocultura e caprinocultura, por exemplo.

Um dos acadêmicos que aproveita a estrutura é o Leandro Peruzzo. Na reta final do curso, o estudante relata a importância das diversas experiências vividas no Cepagro, por isso ele escolheu a UPF, pelo aprendizado prático. “É uma fase em que a gente precisa ter essas aulas práticas, e a gente sabe que nem todas as universidades aqui perto têm um centro de pesquisa e um centro de práticas tão equipado como o nosso”, destaca Leandro.

A Medicina Veterinária UPF também se destaca no RUF 2023. O curso foi classificado em 3º lugar entre as universidades privadas e em 6º lugar entre todas as universidades do Rio Grande do Sul.

Com 27 anos de história, o curso de Medicina Veterinária da UPF já formou mais de 1500 médicos veterinários inseridos no mercado de trabalho nacional e internacional. O curso está localizado no mesmo prédio do Hospital Veterinário (HV), uma estrutura que atende 24 horas por dia e possui uma área de 5400 m2, a qual os estudantes têm acesso desde o primeiro dia de aula, com disciplinas totalmente práticas já no início do curso e o último ano exclusivo para estágios curriculares. Além do Cepagro, os estudantes têm a sua disposição outros laboratórios e estruturas, como o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) e o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA).


Além de servir como suporte para a Agronomia e Medicina Veterinária, o Cepagro também pode ser utilizado por demais cursos que necessitem desenvolver noções práticas acerca de conceitos da agropecuária.

Por que estudar na UPF

A UPF é sinônimo de excelência no ensino superior. A Instituição é conceito máximo (nota 5) no Mec, e está em 12º no ranking das melhores universidades privadas do Brasil. No RS, a UPF é a 9° melhor universidade e a 4° melhor entre todas as instituições privadas, de acordo com o levantamento RUF 2023.

Além da qualidade no ensino, você também pode ser beneficiado por uma bolsa ou financiamento dos seus estudos. Conheça todas as opções de bolsas, descontos, financiamentos e convênios clicando aqui.

Formas de ingressar na UPF

O período de ingresso nos cursos de graduação da UPF está aberto, e você pode escolher a opção mais adequada para você:

Prova de redação online

Realize a sua inscrição pelo site upf.br/ingresso, siga as orientações e faça a prova de redação onde e quando preferir.  A Universidade disponibiliza gratuitamente seus laboratórios de informática aos candidatos que preferirem realizar a prova na estrutura da UPF; para isso, é necessário agendar a utilização pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.

Nota de redação do Enem

Podem ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir de 2010. A inscrição também deve ser realizada pelo site upf.br/ingresso, e o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada

Quem já começou um curso superior, na UPF ou em outra instituição, e quer retomar a mesma graduação ou ingressar em uma nova área, pode ser aluno UPF via ingresso especial. Ao optar pelo ingresso especial, o estudante garante 50% de desconto na matrícula, além de outras possibilidades de descontos nas mensalidades. Acesse upf.br/ingresso e confira mais detalhes.