Passo Fundo: Capital Nacional de Literatura

Projeto Transversais: rotas leitoras

O Projeto Transversais: Rotas Leitoras, via aplicativo, pretende associar o caminho contemplativo  à gamificação nas experiências de leitura. Os leitores irão andar pela cidade por caminhos diversos, relacionando a rota trilhada por alguns pontos turísticos e históricos da cidade às leituras indicadas na Pré-Jornada, via geolocalização. O aplicativo, chamado JornadApp, é uma ferramenta desenvolvida na Jornada, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e com a Divisão de Extensão, tendo como público-alvo a comunidade em geral.

Em breve, estarão disponíveis mais informações

Livros na mesa: leituras boêmias

O projeto Livros na mesa: leituras boêmias propõe a realização de debates e discussões informais, abertos à comunidade, em bares da cidade e espaços culturais durante o período de realização da 17ª Jornada Nacional de Literatura entre as 22h e à meia noite. Depois da discussão, a programação segue com shows de músicos da cidade, sessões de autógrafos, momentos para fotografias, entre outras atividades.

Em breve, estará disponível a programação completa.

Caminho das Artes

O Caminho das Artes ocorrerá na área central da cidade. Os convidados da Jornada circularão por um espaço determinado, colocando, assim, os escritores e, principalmente, a arte local  no centro da comunidade, entre as pessoas, os leitores. O espaço contará com decoração específica, projeção de textos dos autores, banners, entre outros.

Em breve, estará disponível a programação completa.

Saúde Jornalizada

Iniciativa de caráter extensionista, o projeto Saúde Jornalizada visitará o espaço hospitalar nos meses que antecedem a Jornada e durante a realização dos encontros,  oferecendo aos pacientes da pediatria e, principalmente, da oncologia, a leitura de textos de autores relacionados da lista de Pré-Jornada.  O projeto tem a parceria do Integrado UPF, com a atuação de alunos de ensino médio como bolsa junior.