Jornada

17ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA
23 a 27 de março de 2020
Portal das Linguagens/UPF - Campus I - UPF

As Jornadas Literárias estão entre as maiores movimentações literárias da América Latina,  e, em 2020, completam 39 anos de existência. Já desde a última edição, as atividades, além de serem realizadas no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), são estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” , o “Caminho das artes” e a "Saúde Jornalizada". Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços que se organizam a partir de conceitos em aberto:

Espaço-conceito Diversidade – grande lona para 3.000 lugares

Espaço-conceito Conexões – ambiente de patrocinadores, imprensa e administração

Espaço-conceito Liberdade – ambiente de exposições

Espaço-conceito Futuro – complexo de lonas da Jornadinha. O Espaço Futuro é formado por cinco tendas, com nomes de constelações:

Andrômeda
Fênix
Hidra
Órion
Sagitário

As constelações se associam ao espaço futuro tanto por força de um universo desconhecido, mas aberto às viagens de algum tempo a vir, quanto a partir de um firmamento no qual o homem buscou respostas ou  profecias referentes ao mistério de seu destino. A nomenclatura dos astros relaciona-se, também, à literatura na mitologia dos relatos primordiais gregos.

Céu e futuro sempre estiveram ligados pela magia,  pela ciência, pela arte.

Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais, com o objetivo de formar leitores esteticamente sensíveis, emancipados e críticos. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007