A Leitura Multiplicada: A Formação do Agente de Leitura

O projeto "A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura", em sua 3ª edição, pretende ampliar o número de sujeitos envolvidos na formação de leitores, pela preparação de multiplicadores de leitura, os quais passarão a ser denominados como "agentes de leitura", sujeitos responsáveis por mobilizar/planejar a leitura literária em cada escola, na intencionalidade do projeto das Jornadas Literárias.

Objetivos
- Envolver os alunos e professores no projeto das Jornadas Literárias, cujo objetivo é incentivar a leitura, o encontro de leitores, escritores, artistas, pesquisadores, professores, educadores, alunos, intelectuais e comunidade leitora;
- Promover a discussão entre alunos, escritores, professores, centralizando o debate no texto literário e sua relação com múltiplos suportes e linguagens;
- Formar alunos sensíveis às manifestações artísticas e culturais;
- Mobilizar a comunidade em espaços pedagógicos situados nas escolas;
- Estimular a participação das escolas (alunos e professores) em eventos literários;
- Incentivar os alunos a ler, interpretar e escrever, valorizando a leitura, o autor, o livro e a literatura, as tecnologias;
- Oportunizar o contato com autores, escritores, ilustradores e pessoas ligadas à literatura;
- Divulgar as obras dos autores envolvidos no projeto das Jornadas Literárias;
- Promover um processo permanente de formação com os agentes de leitura das escolas como forma de fortalecimento das ações da jornada;
- Construir, de forma gradual, a possibilidade dos agentes de leitura possuírem carga horária para essa função na escola;
- Planejar a função dos agentes de leitura em outros espaços e instituições, como sujeitos estratégicos para a construção da intencionalidade pedagógica junto à jornada (Sesc, teatro, biblioteca, bares, empresas, museus, entre outros);
- Criar estratégias de promoção do conceito de cidade educadora por intermédio do acesso aos bens culturais, construindo um currículo de formação de leitores por intermédio de diferentes agenciamentos pedagógicos no território (arranjos literários locais);

Metodologia
Reuniões de trabalho (presenciais e on line/TED) com difusão e aplicação de materiais produzidos pela organização as Jornadas de Literatura nas demandas dos agentes de leitura, multiplicadores da leitura literária.

Programação
Etapas de trabalho

I.Escolha do agente literário das escolas, centralizadas em grupos registrados na Coordenadoria Regional, nas SME da região e coordenação pedagógica das escolas particulares;
II.Reuniões da Coordenação das Jornadas de Literatura com agentes de leitura, diretores e coordenadores pedagógicos.
Temas:

a. Estações de Leitura: livros e autores (Fabiane Verardi, com demonstração das práticas leitoras e proposta de multiplicação/ práticas já à disposição no site da Jornada)
b. A comunidade e a formação do leitor literário e do usuário de múltiplas textualidades (Miguel Rettenmaier)
III - Estações de Leitura
IV - Encontros com autores (na Jornada Nacional de Literatura)
V - Encontro final e avaliação do curso

Inscrições
As inscrições são gratuitas e e reservadas ao professores representantes de cada escola para exercerem a função de agentes de leitura.

Período de Inscrição - 29/04/2019 - 31/05/2019
Período de Realização - 06/05/2019 - 20/01/2020
Horário de Realização - Turnos da manhã e tarde.
Dias da Semana - Segundas, terças e quartas-feiras, e aos sábados.