Extensão

100 Josué Guimarães (1921/2021): UPF celebra centenário do primeiro escritor entusiasta das Jornadas Literárias

03/03/2021

08:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividades ocorrem durante todo o ano de 2021, em parceria da UPF com a Editora L&PM, a Secretaria Estadual de Cultura, pelo IEL, a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, por meio da Biblioteca Pública Josué Guimarães.

Em 2021, Josué Guimarães, um dos mais queridos escritores nascidos no Rio Grande do Sul, fará 100 anos. Jornalista, político e escritor, ele dedicou a vida à palavra como um meio de tentar interferir no histórico de violências e injustiças que caracteriza nossa sociedade. Com uma obra literária marcante, produzida na maturidade, Josué foi o primeiro escritor de renome a “adotar” a ideia das Jornadas Literárias de Passo Fundo no início dos anos 1980. Esse vínculo garantiu que seu acervo, o Aljog/UPF (www.upf.br/aljog), fosse acolhido junto a estrutura do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, em 2007. 
 
Para celebrar a sua vida, a Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Editora L&PM, a Secretaria Estadual de Cultura, pelo IEL, a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, pela Biblioteca Pública Josué Guimarães, pretende um ano de atividades dedicadas à memória de Josué Guimarães. 
 
Dentre as atividades o Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021) homenageia o autor, ampliando as temáticas a serem discutidas ao que tem relação com sua literatura, com sua profissão, com sua visão política. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. A programação ocorre de 3 a 7 de maio, de forma on-line. 
 
 A programação completa pode ser conferida aqui.  
 
As inscrições são divididas. Sem apresentação de trabalhos (com certificação), aqui.  
 
Com apresentação de trabalhos (e publicação em anais), aqui. O envio do resumo deve ser feito até 15 de abril.