Extensão

Ministério da Cultura realiza apresentações dos grupos artísticos durante a Pré-Jornada e Pré-Jornadinha

27/09/2017

18:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ações fazem parte do II Circuito Cultural. Próximas apresentações acontecem na programação do Caminho das Artes, entre os dias 3 e 5 de outubro

Apresentações de música e dança dos grupos artísticos da Universidade de Passo Fundo (UPF), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), que fazem parte do II Circuito Cultural, encantaram o público durante as atividades da Pré-Jornada e Pré-Jornadinha, entre os meses de agosto e setembro de 2017. Foram realizadas apresentações, especialmente, nas ações do projeto Jornalendo e nas Estações de Leitura. Os grupos se apresentam ainda no Caminho das Artes que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, durante a 16ª Jornada Nacional de Literatura.

Participam das programações, o Grupo de Danças, a Big Band Comunitária, o Grupo de Percussão, o Coro Universitário UPF, o Grupo de Danças Folclóricas, o Núcleo Suzuki e o Grupo de Musicografia Braille. O coordenador do grupo de Musicografia Braille, Neri Oneide Ribeiro da Silva, comenta a importância das atividades, especialmente as realizadas durante as Estações de Leitura. “As Estações foram muito importantes, já que um dos objetivos do projeto é a inclusão do músico cego. As apresentações, em especial, para as crianças é uma forma delas aprenderem a respeitar e valorizar o ser humano, independente da sua condição física. Já o aluno do projeto mostra que não é a sua deficiência visual que o torna menos capaz, e, assim, fazemos a verdadeira inclusão social”, ressalta Neri.

A programação da Jornada valoriza a literatura, a leitura, mas também a cultura em suas diversas formas. “É de extrema importância participarmos destes eventos, tanto para a divulgação da Jornada como na possibilidade de divulgação do trabalho do grupo nestes espaços de cultura. A Jornada, como espaço divulgador de conhecimento, oferta assim um espaço para a cultura do folclore, tão reconhecida e valorizada em nossa terra”, comenta o coordenador do Grupo de Danças Folclóricas, Luis Gustavo Maias da Silva.

Confira o cronograma das apresentações durante o Caminho das Artes:

3/10: Atividade: Artes/Teatro/Música

Horário: 

18h- Música ao vivo- Grupos Artísticos UPF 

18h30- Arte na Rua - Confraria de Artes

18h30- Roda de Capoeira Angola Palmares

20h- Teatro -  Escola de Atores Dia Alice – Uma nova montagem do clássico de Lewis Carroll

21h- Música ao vivo- Grupos Artísticos UPF

4/10:Atividade: Literatura/Teatro/Música

Horários: 

18h- Poesias na Rua -  Associação dos Poetas Vivos 

18h30- Música ao vivo- Grupos Artísticos UPF 

20h- Teatro Escola de Atores Dia- A casa de Bernarda Alba - Peça escrita por Federico Garcia Lorca conta os dramas familiares do cotidiano espanhol do início do século XX.

21h- Música ao vivo- Grupos Artísticos UPF

5/10: Atividade: Teatro/Música/Artes

Horário: 

18h- Música ao vivo- Musiclass e alunos 

18h30- Arte na Rua -  VivaEmau/UPF

20h- Teatro Escola Dia- Romeu e Julieta – O clássico dos clássicos de William Shakespeare

21h- Música ao vivo- Musiclass e alunos