Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) está lotado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) e foi o primeiro em nível stricto sensu da UPF. Ele é resultado da capacitação docente, do empenho na pesquisa e da formação continuada de profissionais altamente qualificados.

O objetivo do Programa volta-se à formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação na área de Agronomia. As atividades de pesquisa científica e as relacionadas aos planos das disciplinas são permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e da reconstrução do conhecimento. 

O PPGAgro destaca-se pela forte inserção social na região Sul do Brasil, além da expansão constante das parcerias internacionais por meio de intercâmbio docente e discente e de realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras.

Desde o início de suas atividades, em 1996, até março de 2017, foram formados 304 alunos (247 mestres e 52 doutores).  As informações quanto à atuação profissional dos egressos apontam para o seguinte posicionamento: 28% atuam como docentes em cursos superiores; 5% em instituições de pesquisa estaduais ou federais (nacionais ou estrangeiras); 16% em empresas privadas na área de Pesquisa & Desenvolvimento; 13% em extensão rural, assistência técnica e consultoria; 6% como docentes no ensino fundamental e/ou médio; 5% como biólogos ou agrônomos em laboratórios de prestação de serviço e em Prefeituras; 4% são produtores rurais; 3% realizam consultoria ambiental e/ou projetos paisagísticos; e 17% estão em curso de doutorado ou de pós-doutorado. 

Diversos projetos de pesquisa do Programa são voltados para culturas típicas dessa região, como trigo, milho, soja, canola e aveia. As diferentes temáticas que envolvem a produção de grãos, como tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, adubação, física do solo, modo de ação de herbicidas, controle de pragas e doenças e fisiologia da produção, transgenia de milho e biotecnologia, fazem parte da rotina dos alunos que aqui desenvolvem suas dissertações e teses.

Em março de 2017, estão sendo comemorados os 20 anos de reconhecimento do PPGAgro pela Capes, que autorizou formalmente seu funcionamento em 23 de junho de 1997, embora suas atividades tenham iniciado em 4 de março de 2016. 

Modalidades: Mestrado, Doutorado e treinamento Pós-Doutoral
Criação: O Mestrado – iniciou as atividades em 1996 e foi formalmente reconhecido pela Capes em 1997); e o Doutorado iniciou suas atividades em 2004
Conceito Capes: 4
Área de Concentração: Produção e Proteção de Plantas 

Linhas de pesquisa:
1 – Biotecnologia e Recursos Genéticos
2 – Ecofisiologia e Manejo de Plantas
3 – Horticultura e Paisagismo
4 – Proteção de Plantas
5 – Solos