Ensino

Disciplinas isoladas são a oportunidade para conhecer os mestrados e doutorados da UPF

25/07/2023

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

A Universidade disponibiliza 14 áreas com disciplinas isoladas para estudantes conhecerem antes de ingressarem nos cursos de pós-graduação; inscrições vão até 03 de agosto

Dentro das diversas oportunidades de mestrado e doutorado oferecidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), as disciplinas isoladas são a oportunidade ideal para quem quer conhecer mais sobre um PPG (programa de pós-graduação), antes de ingressar de fato no curso. Com elas, todos os interessados têm a oportunidade de conhecer a estrutura, o orientador da disciplina, os colegas e a qualidade de ensino ofertada pela Universidade.

Atualmente, a UPF dispõe de 14 programas de pós-graduação no segundo semestre de 2023, distribuídos nas mais variadas áreas de conhecimento. Para quem deseja se matricular em uma disciplina isolada e conhecer mais sobre os cursos antes de iniciar o mestrado ou doutorado, as inscrições estão abertas e disponíveis até dia 03 de agosto, e devem ser solicitadas diretamente pelo e-mail disponível no catálogo que está em https://www.upf.br/pos/disciplinas-isoladas. 

Na inscrição, o candidato deverá fornecer através do e-mail informações como CPF, RG, certidão de nascimento/casamento, diploma de graduação e comprovante de residência. No mesmo catálogo de disciplinas isoladas, é possível encontrar mais informações como número de créditos, carga horária, professores e tabela de valores.

Internacionalização

Para quem faz mestrado ou doutorado na UPF, as possibilidades de internacionalização são imensas. A Universidade mantém convênio com 78 instituições do país e do exterior, possibilitando parcerias com grupos de projetos de pesquisa, eventos e publicações conjuntas, além do intercâmbio dos estudantes em diversos países pelo mundo afora.

Bolsas e financiamentos para mestrado e doutorado

Após cursar as disciplinas isoladas, quem desejar seguir a carreira acadêmica dentro do mestrado ou doutorado poderá contar com as bolsas e financiamentos oferecidos pela UPF. Hoje existem as bolsas remuneradas para mestrado e doutorado da CAPES, as taxas de isenção da FUPF e os Convênios Corporativos Empresa-UPF. Confira todos os detalhes clicando aqui.