Ensino

Estudantes da UPF conhecem município referência no cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais

14/11/2023

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Visita técnica à Holambra (SP) contou com a participação de alunos de Administração, Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)

Estudantes dos cursos de Administração, Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram de uma visita técnica inédita à Holambra (SP), município que é referência no cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais. Na viagem, realizada de 7 a 9 de novembro e organizada pela professora Dra. Ana Claudia Machado Padilha, o grupo teve a oportunidade de conhecer a dinâmica de gestão, a produção, a comercialização, a distribuição, o marketing, a inovação, o cooperativismo, a qualificação de pessoas, entre outras particularidades que permeiam o setor e alcançam lugar de referência no Brasil. A cidade de cerca de 15 mil habitantes é responsável por aproximadamente 55% da produção de flores e plantas ornamentais do país.

Um dos locais visitados foi o Ceaflor, que é o mais moderno mercado atacadista de flores, plantas e acessórios da América Latina. Idealizado por um grupo de produtores e comerciantes do setor e inaugurado em 2019, surgiu para suprir as necessidades do segmento de flores e plantas, com uma completa infraestrutura. No espaço e acompanhados pela gerente operacional Ana Rita Stenico, os estudantes conheceram a dinâmica de comercialização, momento para interagirem com produtores e compradores de diferentes regiões do país que ali adquiriam flores e plantas ornamentais. Um diferencial do Ceaflor, segundo Ana Claudia, é que o comprador faz o contato direto com o produtor e/ou comerciante, com várias opções de produtos, possibilitando negociações de valores e condições de pagamento que atendam tanto quem compra como quem vende.

A turma, sob a coordenação da analista de comunicação, Laís Baradel Peterlini, visitou também a Cooperativa Veiling Holambra, considerado o mais completo centro comercial e logístico do mercado nacional de flores e plantas. Com mais de 30 anos de tradição no setor, a cooperativa possui uma infraestrutura compatível com o que há de mais avançado no setor de perecíveis em todo o mundo. O sistema é fundamentado na concentração diária de oferta e procura de produtos a pronta entrega, sendo distribuídos simultaneamente, conforme a realização das vendas. Conta ainda com um sistema de compra remota, permitindo que os clientes possam participar do leilão reverso em tempo real de qualquer lugar do Brasil.

Holambra é um município em que os negócios foram idealizados e se sustentaram por meio das organizações cooperativas. Nesse âmbito, a programação também incluiu a visitação à Cooperflora, que foi coordenada pela analista de RH, Rafaela de Melo Pereira. Os alunos conheceram a estrutura da cooperativa, que possui duas unidades de negócios integradas pela sede de Holambra e pela filial em Campos de Holambra (Paranapanema). Ambas foram planejadas em localizações estratégicas para viabilizar a distribuição dos produtos em condições ideais de temperatura, transporte e armazenamento.

Além de sistemas de comercialização e distribuição, a viagem ainda incluiu o cultivo de orquídeas da variedade Phalaenopsis, realizado pelo Sítio Kolibri, empresa familiar no qual o processo de sucessão se iniciou na infância, com a integração das filhas na rotina diária da família. O grupo foi recepcionado pelo casal de proprietários, Regina Breg, diretora comercial, e Mattheus Yeda, diretor de produção. Os estudantes conheceram a história da família holandesa que chegou ao Brasil e da nova geração, que hoje se dedica à gestão da empresa. Conforme Ana Cláudia, a visita in loco oportunizou compreender a dimensão do cultivo das orquídeas, as inovações implementadas que se estendem às orquídeas, os processos de cultivo, o marketing e o organizacional, o que coloca o Sítio Kolibri em uma posição no ranking entre os cinco maiores produtores de orquídeas das Américas.

Faculdade de Agronegócios de Holambra
Instituições de Ensino Superior complementaram a visita à Holambra. O grupo teve a oportunidade de visitar a Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH), sob a coordenação do professor e diretor pedagógico, Ronan Pereira Machado. No encontro, os estudantes conheceram a infraestrutura temática que se apoia na arquitetura holandesa, onde tiveram uma palestra e puderam entender a dinâmica do ensino, dos laboratórios, da área experimental, da biblioteca, dos espaços de convivência e demais particulares sobre os cursos ofertados. Para Ana Claudia, conhecer outras IES amplia a percepção enquanto docentes e discentes sobre o campo do conhecimento, especialmente quando propostas de formação acadêmica externas, em muitas oportunidades, convergem com a UPF em termos de padrão de excelência, qualidade do ensino e referência em educação superior.

Por fim, a visita técnica contou com um tour guiado em que foi possível identificar a presença da herança holandesa, a cultura, a história, a gastronomia típica, a arquitetura das construções e outros aspectos particulares do município.

Experiências enriquecedoras
Para a aluna do curso de Agronegócio da UPF, Daiane Pomatti, a atividade agregou conhecimento e experiência. “O Sítio Kolibri foi uma grande oportunidade para conhecer mais sobre o desenvolvimento de orquídeas. Tivemos o privilégio de ter contato direto com várias etapas de sua produção, além de outras visitas incríveis que marcaram essa viagem”, afirmou.

Rodrigo Pommer, que é mestrando do PPGAdm, destaca a experiência excepcional que foi conhecer o mercado de produção e comercialização de flores. “É um segmento produtivo que, para nós, aqui no Rio Grande do Sul, não é explorado. Foi possível conhecer os investimentos, as inovações do setor e o potencial em oportunidades de crescimento de mercado na produção e comercialização de flores”, comentou.

Na opinião da acadêmica de Administração, Isadora Menegat Goetz, através da viagem, ela pôde aprender diversas coisas novas que irão contribuir para a sua formação acadêmica, além de dividir experiências com os demais colegas e professores do mestrado e doutorado.

A visita foi viabilizada com o apoio de Adriana Rosa, secretária executiva do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) que, pela sua inserção no setor, viabilizou os contatos, indicação de locais de destaque a serem visitados, bem como os agendamentos das visitas. Para a professora Ana Claudia, as parcerias, os vínculos de amizade e reciprocidade que se constroem com instituições e empresas que integram o agronegócio fazem a diferença na organização desse tipo de programação. “Avançar no desenvolvimento de conhecimentos para a gestão de atividades produtivas não convencionais é o que nos move enquanto docentes e, acima de tudo, nosso fiel compromisso com a qualificação e a preparação de nossos estudantes”, pontua.

A professora Morgana Secchi também acompanhou os alunos durante a viagem.