Geral

Morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus)

11/12/2023

13:51

Por: Maria Carolina Wallenhaupt Gruber

Fotos: Maria Carolina Wallenhaupt Gruber

Esta espécie de quiróptero (nome dado aos animais pertencentes à ordem Chiroptera, conhecidos também como morcegos) possui ampla distribuição geográfica em todo o território nacional, ocorrendo, também, desde o México até a Argentina.

Considerado um animal hematófago, Desmodus rotundus se alimenta exclusivamente de sangue, tendo preferência por mamíferos (como bois, cavalos, veados, entre outros) e consumindo também o sangue de aves.

Entre as 3 espécies de morcegos com esse mesmo hábito alimentar, o morcego-vampiro-comum, como o próprio nome já diz, é a espécie mais bem distribuída, encontrada com maior facilidade pelas regiões do Brasil, dominando espaços como túneis, troncos de árvores, cavernas e até mesmo construções civis, como casas abandonadas.

Grande parte da população humana enxerga os morcegos apenas como animais transmissores de doenças, como a raiva, e acaba por esquecer da importância que eles possuem no meio ambiente, para o equilíbrio dos ecossistemas. Ao se alimentarem de sangue, os morcegos hematófagos contribuem no controle de certos grupos de animais, sendo uma interação normal e necessária da natureza. Além desta função ecológica, Desmodus rotundus oferece recursos farmacológicos, pois existe uma substância anticoagulante em sua saliva, que está sendo utilizada na criação de novos medicamentos.