Geral

Cobra Coral

25/03/2024

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A coral é facilmente encontrada nos trópicos, especialmente no Brasil e em demais países da América do Sul. No entanto, também existem espécies similares presentes na Ásia e na África, segundo a informa a Encyclopædia Britannica – plataforma de conhecimento do Reino Unido.

As chamadas corais-verdadeiras são serpentes que no Novo Mundo estão distribuídas nos gêneros Micrurus, Leptomicrurus e Micruroides. Trata-se de espécies peçonhentas, uma vez que apresentam dentição capaz de injetar o veneno que produzem. Apresentam coloração vibrante que funciona como um aviso para seus predadores. A coral-verdadeira destaca-se como uma das serpentes mais venenosas do Brasil, possuindo um veneno que atinge o sistema nervoso. O tratamento é feito com a administração de soro antielapídico.

Muitas pessoas acreditam que a falsa-coral não possui veneno. Esse é um grande equívoco. Essas cobras também são venenosas, entretanto nessas espécies os dentes responsáveis por inocular o veneno estão localizados na parte de trás da boca, dificultando que a substância seja inoculada no momento da picada, uma dentição denominada de opistóglifa. Além disso, em algumas falsas-corais a dentição é áglifa, ou seja, sem presença de presas inoculadoras.

O Técnico Florestal e Ambiental, Cristian Negrão, orienta que para diferenciar a cobra Coral verdadeira da falsa, basta observar os anéis da cobra, sendo que a verdadeira tem os anéis completo e a falsa não, e ainda, na verdadeira, os anéis na cabeça tem as cores branco, vermelho e preto e na falsa só há os anéis preto.

As corais são animais carnívoros, alimentando-se, por exemplo, de outras serpentes, peixes e animais invertebrados.

Fontes: 

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/cobra-coral-verdadeira-e-falsa-coral.htm
https://www.ilhacomprida.sp.leg.br/institucional/noticias/atencao-nas-residencias-cobra-coral-verdadeira-e-falsa-ambas-sao-mito-venenosas
https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2024/01/os-5-fatos-mais-interessantes-sobre-a-cobra-coral