Sobre o Parque

Conheça a UPF

Apresentação

A UPF completou, em 2021, 53 anos de história e tem suas ações norteadas e sustentadas por quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Nessas cinco décadas, formou mais de 84 mil profissionais.

A tradição da UPF e a qualidade do ensino oferecido tornam a Instituição referência em educação superior no Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil.

Esse reconhecimento é resultado das boas avaliações recebidas tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto de órgãos que promovem avaliações não oficiais, como o jornal Folha de São Paulo e a Editora Abril.

Os indicadores listados abaixo são resultantes do trabalho sério e comprometido desempenhado por toda a comunidade acadêmica desde 1968.

Entre as melhores do mundo 

O ranking internacional da Times Higher Education confirmou a Universidade de Passo Fundo (UPF) como uma das melhores universidades do mundo. A Instituição já havia sido reconhecida entre as melhores da América Latina e do Caribe por duas vezes consecutivas pela mesma publicação, e ingressou no ranking mundial neste ano. 

Times Higher Education classifica, ao todo, 1662 instituições de todo o mundo. Neste ano, apenas a UPF e outras oito instituições brasileiras estrearam no ranking que contempla apenas universidades. Ao todo, 59 universidades brasileiras foram listadas no ranking 2022 sendo mais de 70% delas universidades federais e a UPF ocupa uma posição de destaque entre as universidades comunitárias do RS. Nesse mesmo ranking estão instituições como as universidades de Oxford, Harvard e Cambridge. A avaliação leva em consideração 13 indicadores de desempenho, analisando as instituições nos aspectos fundamentais: qualidade de ensino, relevância da pesquisa, projeção internacional e troca de conhecimento com outras instituições no Brasil e no mundo. Acesse aqui e confira mais informações sobre a classificação da UPF no ranking mundial, já no ranking América Latina, os dados você confere aqui.

Para conhecer mais sobre a UPF, clique aqui.