Universidade

Intercambistas indianas: estudantes do Integrado e da UPF exercitam idiomas e aprendem novas culturas

05/06/2023

10:30

Por: Carla Vailatti | Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Elas têm menos de 18 anos, e estão se aventurando em uma experiência distante mais de 15 mil quilômetros do seu país de origem. As indianas Krisha Parsana, 17, e Viva Kamdal, 16, vieram para Passo Fundo via intercâmbio do Rotary Club. Elas chegaram no fim de abril e ficam até o início de junho, período em que vivenciam trocas culturais a cada instante. Uma aproximação viabilizada pela Assessoria Internacional da Universidade de Passo Fundo (AI/UPF) as inseriu no contexto da UPF e do Integrado de diversas formas: em momentos de trocas com estudantes de graduação, inclusive intercambistas de outros, países, com estudantes de idiomas da UPF Mundi e, de forma mais frequente, com o ensino médio e fundamental do Integrado UPF.

A coordenadora da Assessoria Internacional, Dra. Luciane Sturm, ressalta que essa parceria fortalece o Programa de Internacionalização em Casa, que possibilita aos nossos estudantes experiências globais. “Os estudantes envolvidos nas atividades estão tendo a oportunidade de conhecer a cultura milenar da Índia, país geograficamente longe do Brasil e que desperta muita curiosidade e interesses. Para quem já fala inglês, é muito bom poder se comunicar em situações fora da sala de aula, e, para quem ainda não se comunica, é uma grande motivação para estudar mais e alcançar esse objetivo, destaca a professora.

Durante o tempo que estão em Passo Fundo, Krisha está hospedada junto à família dos integrantes do Rotary Artur e Glaucia Wendling; Viva está com a família de Denise Sperry. Para Artur, a convivência delas com os alunos da UPF e do Integrado está sendo muito positiva. “Com certeza a troca cultural, a possibilidade de vivenciar outras realidades e desafios com pessoas de faixa etária semelhante, e comparar com sua própria realidade, foi o grande diferencial desta vivência”, considera. Para o presidente do Rotary Passo Fundo, Everton DalCul, essa integração é muito satisfatória, e resulta de uma trajetória de muita dedicação.

Durante a temporada em que estão em Passo Fundo, Viva e Krisha vivenciam muitas descobertas de uma nova cultura. “A convivência com os estudantes do Integrado e da UPF é a melhor parte. Nós estamos aproveitando muito, e conhecemos pessoas que realmente nos acolheram”, disse Krisha.