Universidade

Semana da Língua Italiana no Mundo tem atividades na UPF

24/10/2023

14:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Evento, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, foi organizado na UPF pela Assessoria Internacional e UPF Mundi

Presenças marcantes em nossa região, a cultura e o idioma italiano estiveram em evidência na Universidade de Passo Fundo (UPF) na tarde de segunda-feira, 23 de outubro. Nesse dia, a Universidade recebeu a XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Na UPF, a programação foi organizada pela Assessoria Internacional e UPF Mundi, e incluiu o compartilhamento de experiências de estudantes e professores na Itália, que está entre os países com os quais a Universidade mantém convênio. A edição de 2023 da Semana da Língua Italiana no Mundo tem como tema “Italiano e a sustentabilidade”.

O cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, recebeu os participantes e destacou a importância do Rio Grande do Sul para a Itália. “A Universidade de Passo Fundo é um marco de excelência, e Passo Fundo é uma economia fundamental nesse estado. Nesse sentido, acredito que a Itália deve estreitar mais os laços com esta região”, comentou.

Presente na programação, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, ressaltou o quanto é pertinente trazer a sustentabilidade como tema para esse momento de trocas culturais e de conhecimentos. “É fundamental que nós possamos aprofundar e ver o quanto esse tema afeta a nossa vida. Nós trabalhamos em todas as áreas para que esse tema seja um tema chave de ampliação de consciência, de atitudes que possam nos ajudar a melhorar esse mundo”, destacou a reitora.

Prestigiada por um público regional, a programação incluiu diversas visões sobre a Itália e sobre sustentabilidade. Inicialmente, o CEO e presidente da Be8, Erasmo Carlos Batistella falou sobre o norte do RS como referência no agronegócio, biocombustíveis e transição energética. Na sequência, a Dra. Aline Pimentel Gomes, que é professora do Instituto de Tecnologia da UPF, compartilhou suas vivências sobre gestão de resíduos sólidos urbanos da Unione Parco Altavaldera, em Peccioli, na região da Toscana, na Itália.

Finalizando as atividades, a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo Ana Carolina Paludo trouxe suas experiências como intercambista em Roma, na Università Roma Tre. Ana viajou por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UPF, e apresentou ao público várias curiosidades, experiências e locais que visitou.

A partir de dúvidas dos participantes, a UPF Mundi e a Assessoria Internacional apresentaram informações sobre o curso de Italiano e sobre as oportunidades de intercâmbio disponibilizadas pela Universidade.