Universidade

UPF participa do Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem

12/12/2023

11:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento realizado em Passo Fundo pelo Ministério da Educação reuniu diversos municípios do Estado

O MEC instituiu em sua estrutura o tema da intersetorialidade e identificou, como primeiro desafio, o de construir uma trilha de conhecimento sobre a intersetorialidade e sua gestão. Neste contexto, o Ministério tem desenvolvido encontros como o Ciclo de Seminários Regionais: trilhas de aprendizagem sobre intersetorialidade na educação. Realizado em Passo Fundo, entre os dias 5 e 6 de dezembro, o evento contou com a participação da UPF.

Durante a programação, a UPF apresentou o projeto UniverCidade Educadora. Na oportunidade foram abordados a promoção dos processos de formação continuada das Cidades Educadoras da região; o fomento da construção de propostas, estratégias e políticas públicas; bem como as ações para potencializar espaços de reflexão diante dos problemas complexos das cidades e auxiliar na construção de cidades mais justas, humanas e democráticas.

Conforme a professora Daniela dos Santos, representante do projeto UniverCidade Educadora, há mais de uma década a UPF vem fomentado o debate em torno da temática das cidades que educam, juntamente com os municípios da região. Ela lembra que foi diante desse movimento e do I Encontro das Cidades Educadoras e Inteligentes, promovido pela Universidade em 2017, que as cidades da região norte começaram seu processo de adesão à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). 

De acordo com Daniela, de 2019 a 2021, sete cidades se associaram à AICE, tornando a região com mais Cidades Educadoras do Brasil. “A Universidade é espaço de produção de conhecimento, de transformação, de formação e o Programa UniverCidade Educadora UPF é um dos espaços que pensa, articula, fomenta, aprofunda os temas inerentes à cidade que educa e transforma de forma coletiva e intersetorial. Ficamos muito felizes em poder compartilhar nesse Seminário essa experiência tão rica e transformadora”, comenta.