Comunicações

Cada autor poderá apresentar, no máximo, dois trabalhos (um como autor e outro como co-autor), obedecendo aos seguintes requisitos:

  1. estar vinculado a um dos eixos temáticos do evento;
  2. estar de acordo com as normas de publicações do evento;
  3. receber aprovação dos trabalhos por parte do Comitê Científico do evento.

A avaliação a ser efetuada pelo Comitê Científico terá como base os seguintes critérios:

a) observações quanto à relevância, à pertinência e à consonância com o eixo temático;

b) consistência conceitual na formulação dos problemas;

c) rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;

d) atendimento às normas de formatação.

Normas para envio de trabalhos para as comunicações e posterior publicação nos anais:

Os trabalhos submetidos ao III Seminário Sobre Universidade e Formação Científica deverão observar os padrões tradicionais de elaboração de artigos científicos, contendo: título (com ou sem subtítulo), autoria, resumo e palavras-chave, introdução (não precisa constar o título “introdução”), desenvolvimento (não deve constar o termo “desenvolvimento” como título), conclusão e referências.

O trabalho completo deverá ter entre 6 e 10 páginas, formatadas de acordo com as orientações abaixo: 

a) configurações de página: papel tamanho A4;  margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior e direita 2 cm;

b) configurações de texto: letra Times New Roman, tamanho 12 (exceção para as notas de rodapé, citações diretas longas,  resumo e palavras-chave, onde deverá ser usada letra menor); espaçamento entrelinhas de 1,5 (exceção para as notas de rodapé, citações diretas longas e referências, onde deverá ser usado espaçamento entrelinhas de 1,0); alinhamento justificado (exceção para as referências, que deverão ficar alinhadas à esquerda, e para os títulos, conforme orientação a seguir);

c) títulos: o título geral do trabalho (com ou sem subtítulo) deverá estar todo em letras maiúsculas, com destaque negrito e alinhamento centralizado; os demais títulos deverão estar em formato oração (primeira letra maiúscula), alinhados à esquerda, destacados com negrito; entre um título e o texto (antes e depois) deverá ficar um espaço maior (uma “linha” em branco);

d) indicação de autoria: o autor do trabalho deverá ser indicado abaixo do título geral do trabalho, alinhado à margem direita, com chamada de nota de rodapé, na qual deverão constar informações relacionadas à sua formação acadêmica e e-mail para contato (em trabalhos com mais de um autor, os nomes deverão ser colocados um abaixo do outro, com chamadas independentes de nota de rodapé);

e) resumo e palavras-chave: abaixo da indicação de autoria, deverá constar um breve resumo (de, no máximo, 200 palavras), apresentado em parágrafo único; em seguida, deverão ser indicadas, também, de 3 a 5 palavras-chave;

f) citações: devem ser apresentadas no modelo autor-data;

g) referências: deverão constar ao final do texto, seguindo as normas da ABNT, separadas por dois usos da tecla enter (uma “linha” em branco);

h) casos omissos: as situações não contempladas por estas orientações deverão seguir às normas da ABNT. 

Observação: Os trabalhos que não atenderem aos critérios acima serão automaticamente excluídos. Também serão excluídos os trabalhos cujo(s) autor(es) não esteja(m) inscrito(s) para a participação no evento.