Anais

Para publicação nos anais do evento, os artigos completos dos trabalhos apresentados deverão ser submetidos pelo e-mail  seminario.ppgl@upf.br, em arquivo Word, até a data de 18 de novembro de 2022, na mesma língua de apresentação no evento, obedecendo às seguintes normas:

  • a)  O artigo deve ser enviado no modelo-padrão do seminário: Modelo padrão artigo. Clique aqui

  • b) O nome do arquivo deverá ser preenchido da seguinte forma: “Artigo de” seguido do nome completo do(s) autor(es). 

  • c) A extensão do artigo deve ser de, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 páginas, incluindo elementos pós-textuais.

  • d) Os elementos que compõem o artigo são: título em português e em inglês, nome do(s) autor(es), resumo e palavras-chave na língua do texto e em língua inglesa; introdução, desenvolvimento e considerações finais; nota(s) explicativa(s), referências.

  • e) Elementos como gráficos, figuras etc. devem constar no corpo do trabalho. Não serão aceitos artigos com anexos.

  • f) O artigo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm. As palavras estrangeiras devem ser destacadas em itálico.

  • g)  As notas explicativas devem se restringir ao estritamente necessário e serão informadas em notas de rodapé (em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples).

  • h)  Nas citações diretas com mais de três linhas, no resumo, nas palavras-chave e nas legendas de figuras, a fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples.

  • i) Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados à esquerda; os quais devem ser precedidos por indicativos numéricos progressivamente. Por exemplo:

1 A REDAÇÃO DEFINITIVA
1.1 OS CRITÉRIOS GRÁFICOS
1.1.1 Margens e espaçamento
 
j) A única seção não numerada será a das Referências, que deverá ser alinhada à esquerda, caixa alta e  negrito.
k) Nos elementos pré-textuais, devem figurar: título do trabalho, centralizado, caixa-alta e negrito; uma linha abaixo a versão do título em língua inglesa;  duas linhas abaixo, o nome do(s) autor(es) e, em nota de rodapé, breve currículo (titulação, instituição a que são vinculados e endereço eletrônico). Na sequência, o resumo na língua do texto e palavras-chave. Uma linha abaixo, o abstract e as keywords.
l) Os elementos textuais devem ser compostos por: Introdução, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, justificativa, objetivos, marco teórico, procedimentos metodológicos e breve explicação de como o artigo está estruturado. Em segundo momento, o Desenvolvimento, parte principal do artigo, divido em seções e subseções, quando necessário. Por fim, as Considerações Finais devem retomar o que foi apresentado na Introdução e mostrar os resultados da pesquisa.
m) Quanto aos elementos pós-textuais, estes são compostos pelas referências.
n)  As citações devem ser organizadas conforme a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizando o sistema autor-data. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm, espaçamento entrelinhas simples e tamanho 10. As citações diretas de até três linhas devem figurar entre aspas duplas, no corpo do texto.
o) As notas explicativas devem ser empregadas para comentários e esclarecimentos que não possam ser incluídos no texto. Não se utilizam notas explicativas para indicar referências bibliográficas.
p) As Referências devem ser organizadas de acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), optando-se pelo negrito como destaque dos títulos das obras. Somente devem constar na lista as referências que aparecem no corpo do texto. Por exemplo:

Livro: TAVARES, Gonçalo. Aprender a rezar na era da técnica. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Capítulo de livro: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e letramento. In: ______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-44.

Artigo publicado em revista: BRUNELLI, Anna Flora. Sobre a noção de ethos discursivo. Letras & Letras, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 197-204, jul./dez. 2006.

Artigo publicado em meio eletrônico: SOUZA, Marilena Inácio de. Citação e destacabilidade de “fórmula” e de “pequenas frases” na mídia impressa e digital brasileira: estratégias do dizer. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 3, n. 1, jan./jul. 2011. Disponível em: <www.revlet.com.br>. Acesso em: 2 jan. 2012.

Trabalho apresentado em evento: RUSSO, Maria Angela. Intérprete de língua brasileira de sinais: uma posição discursiva em construção. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO – ALED, 9., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
 

  • Observação: A revisão de linguagem e a formatação do arquivo de acordo com as normas acima é de responsabilidade dos autores. Os artigos que não obedecerem às normas dispostas não serão publicados nos Anais.