Apresentação

7° Seminário Nacional e 1° Seminário Internacional de Língua e Literatura – Teoria e Ensino: vozes, linguagens, contextos
10º Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES)
6º Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM)

09 a 11 de outubro de 2018
Local Auditório da Feac – Campus I - UPF

O evento de 2018 integra as atividades de comemoração dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, criado em 2003.

Desde sua inauguração, vem se consolidando na Instituição, servindo de referência na região de abrangência, por meio de pesquisas desenvolvidas pelos docentes e alunos que dele participam. A excelência desse Programa foi reconhecida recentemente com a obtenção da nota 5 em avaliação quadrienal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). 

Nesse sentido, o evento visa divulgar, em âmbito nacional, a produção científica resultante das pesquisas que se orientam pela interface entre os estudos linguísticos e os estudos literários, observando as relações que se estabelecem entre ambas as áreas em um campo nuclear no qual se estabelece a leitura e a produção discursivas como atos sociocomunicativos, como ações de interpretação que (re)significam conteúdos e contextos, que se revelam como atitudes transformadoras mediante a pluralidade de discursos que circulam na sociedade. 

Visa, ainda, ampliar espaços para a apresentação e a discussão de trabalhos produzidos no âmbito da extensão universitária, estreitando os laços entre a graduação e a pós-graduação na Instituição. Para isso, acontecerão, simultaneamente, o 10º Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e o 6º Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), eventos tradicionais do Curso de Letras UPF, que aproximam professores da rede pública e particular, estudantes e professores-pesquisadores.

A realização desse evento amplia as possibilidades de trocas de conhecimentos com pesquisadores e estudantes de outras IES nacionais e estrangeiras, pela proposta do diálogo entre as três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de Mestrado e Doutorado. O tema “Teoria e ensino: vozes, linguagens, contextos” está relacionado às principais reflexões suscitadas pelas linhas de pesquisa que constituem o programa, assim como à problematização que tal temática desperta nas esferas socioeducacionais. Nesse sentido, a programação do evento contempla discussões concernentes tanto à educação superior quanto à educação básica, abordando temas relacionados a teorias e práticas de ensino de língua materna, língua estrangeira, leitura e literatura, abrangendo discussões também sobre processos de construção discursiva, relações identitárias e culturais. 

O evento contemplará:

  • Conferências seguidas de debate e proferidas por professores convidados que articulem conteúdos relacionados ao tema do evento.
  • Mesas-redondas sobre a viabilização das interfaces entre linguística e literatura, em torno da temática do seminário.
  • Sessões de comunicação com participação de professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação, bolsistas de Iniciação Científica, que atuam na área de Letras ou em áreas afins.