Apresentação

8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura - Conversas Remotas é um evento promovido pelo Curso de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, a se realizar na modalidade on-line, nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro de 2020.

O evento tem o objetivo de promover a pesquisa científica nas áreas de estudos linguísticos e literários, com enfoque nas atividades discursivas promovidas em redes simbólicas de ação e envolvidas nas complexas relações entre linguagem e mundo, em um momento extremo da vida humana, quando o distanciamento coloca as sociedades tanto sob novas condições de existência, de contato e de comunicação, quanto sob a urgência de reavaliação de uma série de procedimentos humanos.

O tema do 8º. Seminário Nacional e 2º. Seminário Internacional de Língua e Literatura, “Conversas remotas”, configura-se muito mais por força de um contexto do que por uma linha teórica ou temática mais precisa ou rigorosa. Em tempos em que uma pandemia reorientou as demandas e as rotinas sociais e culturais, impondo uma nova ordem de como se vive, este evento pretende aproximar, via conversas remotas, os sujeitos envolvidos na complexidade dos estudos das linguagens. 

Todos os conferencistas, palestrantes e coordenadores de simpósios estão atuando de forma voluntariada, em prol do avanço da ciência e do acesso livre da comunidade ao conhecimento construído.

O Português do Brasil é o idioma oficial do evento, mas alguns simpósios aceitarão propostas de comunicação de trabalhos também em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, com possibilidade de apresentação de trabalhos em Língua Brasileira de Sinais.

As Conversas Remotas pretendem:

Ampliar as possibilidades de trocas de conhecimentos com pesquisadores e estudantes de Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras acerca dos estudos linguísticos e literários que vêm se desenvolvendo atualmente nas Instituições.

Fomentar, no âmbito do estudo das linguagens, a discussão de temas relevantes no cenário mundial, os quais contribuem para a compreensão dos fenômenos discursivos que marcam a experiência do homem em sociedade, principalmente, em um momento de pandemia ou de pós-pandemia. 

Promover situações de diálogo entre as pesquisas acadêmicas na área das linguagens e o contexto educacional das escolas da Educação Básica de forma a garantir a troca de saberes e experiências concretas de ensino de língua materna, língua estrangeira, leitura e literatura.