Palestrantes

Bianca Ribeiro Pontim

Foto de Carilissa Dal AlbaProfessora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Departamento de Estudos Especializados UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutoranda em Educação na Linha de Estudos Culturais em Educação - UFRGS. Mestre em Educação na Linha de Estudos Culturais em Educação - UFRGS Especialização em Estudos Culturais e os Currículos Contemporâneos na Educação Básica - UFRGS. Graduada em Letras/Libras pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

 

 

Cláudio Henrique Nunes Mourão

Foto de Cláudio Henrique Nunes MourãoPossui Graduação em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2007); E em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010); Mestrado em Educação (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, linha de Estudos Culturais em Educação (2016); Participou dos projetos: "A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul" - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos - GIPES (2006-2009); Literatura Surda (2010-2011); Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira - Edital nº 07/2008 - Programa Pró-Cultura CAPES/Minc (2011-2013). Autor de livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein (2012); A Fábula da Arca de Noé (2013), ambos publicados pela Editora Cassol. Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; professor de LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; e coordenador do projeto “Arte de Sinalizar” - UFRGS; desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda.

Elisabete Strelow de Castro

Foto de Elisabete Strelow de CastroPossui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora da Escola Especial Professor Alfredo Dub, interprete de libras da Universidade Federal de Pelotas Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LETRAS LIBRAS, especialisa em educação profissional com habilitação para a docencia.I F SUL campus Pelotas (2017).

 


 

Helenne Schroeder Sanderson

Foto de Karin StrobelAtualmente cursando o Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Conclui a graduação de Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na modalidade à distância - Polo Santa Rosa - Instituto Farroupilha de Federal de Educação, Ciência e Educação. (julho 2018) Trabalho voluntariamente na Escola Helen Keller, escola para surdos em Caxias do Sul/RS. Ações de Cultura Surda aos alunos surdos. Membro da diretoria na área de Design Gráfico e publicidade de Confederação Brasileira Desportiva de Surdos - CBDS. Pós-graduada em Libras e Educação Especial pela Faculdade Eficaz em 2015. Graduada em Design Gráfico pela Universidade Paulista - Unip na unidade de Brasília/DF. Conclui o curso de Capacitação de instrutor de ensino de Libras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul/RS. Fui bolsista do Programa de Iniciação Científica (ProIC 2013 - 2-14), a pesquisa foi desenvolvida no Museu Memorial dos Povos Indígenas de Brasília com a Universidade de Brasília com objetivo de entender a acessibilidade cultural para surdos. Atuei como pesquisadora e Bolsista do Projeto intitulado Circulo da Cultura Surda da Universidade de Brasília - UnB. No projeto pesquisei sobre Língua Brasileira de Sinais - Libras, Cultura Surda, Cultura Visual e enfim articulado com a Educação de Surdos e criei também as animações com enfoque às pessoas surdas. Faço parte do projeto MÄOS LIVRES, de UFSM coordenado pela professora Dra. Melânia de Melo Casarin e também participo no projeto "Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue para Surdos" sob coordenação professora Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, de UFSM. Organizadora de eventos da Campanha Legenda Nacional. Editora, fotografa e cineasta. Diretora do Documentário "Inclusão, Educação Ideal?" disponível no Youtube com mais de 10 mil visualizações. Documentário com narrativas dos alunos surdos que estudaram nas escolas regulares sem intérprete de Libras e também sem professor de Libras. Narram a importância de estar na escola de surdos. Realizado na escola Helen Keller. Lançado no Festival de Cinema de Gramado.

Karin Strobel

Foto de Karin StrobelDurante quase 25 anos eu trabalhei como professora de surdos em escolas de surdos na cidade de Curitiba-Pr e por 10 anos fiz parte de equipe pedagógico de DEE/SEED (Secretaria de Educação do Paraná). Doutora na área de educação em Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (bolsista CNPq), formada em pedagogia da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) e com especialização em área de surdez. Autora do livro:As imagens do outro sobre a cultura surda", editora UFSC, Florianópolis, 1ª ed. 2008, 2ª ed. 2009, 3ª ed. 2014 e 4 edição 2016. O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um povo surdo ou de uma comunidade surda . Ex-diretora presidente da FENEIS. Atualmente faço parte de equipe de Letras/Libras da UFSC como professora das disciplinas "Fundamentos de Educação dos Surdos", "História de Educação dos Surdos", "Metodologia de ensino de Libras como Língua 1" , "Metodologia de ensino de Literatura surda" e outras disciplinas afins. Tenho experiência com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, educação, surdos, lingüística e metodologia de língua de sinais. Como mulher surda que também protagonizou muito dos momentos históricos que são resgatados durante a trajetória de vida, tanto como surda quanto profissional da área, pretendo realizar muitos projetos que retrate positivamente e vitoriosamente em prol aos movimentos surdos!

Keli Teixeira da Silva

É formada como instrutora de libras pela Unilasalle, 2012. Graduanda em Letras Libras Licenciatura pela Uniasselvi. Atualmente atua como instrutora de Libras no ensino de alunos ouvintes e surdos na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). É palestrante voluntária em atividades especiais relacionadas à saúde e à beleza da mulher surda em parceria com a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS).

 

 

Ronice Muller de Quadros

Foto de Ronice Muller de QuadrosRonice Müller de Quadros é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2002 e pesquisadora do CNPQ com pesquisas relacionadas ao estudo das línguas de sinais, desde 2006. Mestre (1995) e Doutora (1999) em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio por 18 meses na University of Connecticut (1997-1998) com pesquisas voltadas para a gramática da Libras e a aquisição da Libras. Pós-doutora pela Gallaudet University e University of Connecticut (2009-2010) com pesquisas relacionadas ao desenvolvimento bilíngue bimodal (crianças usuárias de Libras e Português e crianças usuárias de ASL e Inglês), com financiamento da NIH e do CNPQ (2009-2014) e pós-doutora na Harvard University com pesquisas com as línguas de bilíngues bimodais (Libras e Português e ASL e Inglês), com financiamento do CNPQ (2015-2016). A Prof. Quadros consolidou o Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais (NALS) na Universidade Federal de Santa Catarina com dados longitudinais e experimentais de crianças surdas e crianças ouvintes bilíngues bimodais (2002-atual) e o Grupo de Pesquisa Corpus de Libras (2014-atual), integrante do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ,  que está vinculado aos projetos de pesquisas envolvendo a documentação de Libras. A Prof. Quadros está coordenando a consolidação do Inventário Nacional de Libras que inclui vários sub-projetos para composição da documentação da Libras, contando com financiamento do CNPQ e do Ministério da Cultura. Estes projetos já estão sendo disponibilizados no atual Portal de Libras www.libras.ufsc.br, em especial, na página do www.corpuslibras.ufsc.br  A Prof. Quadros tem uma inserção internacional enquanto pesquisadora da Libras, com parcerias consolidadas com a Dr. Diane Lillo-Martin (University of Connecticut), a Dr. Karen Emmorey (University of San Diego), o Dr. Christian Rathmann (University of Hamburg), o Dr. Robert Hoffmeister (Boston University), a Dr. Donna Jo Napoli (Swarthmore College, Pennsylvania), o Dr. Josep Quer (Universidade Pompeu Fabra, Barcelona), a Dr. Debora Chen Pichler (Gallaudet University, Washington DC) e o Dr. David Quinto-Pozos (University of Texas, Austin).

Tânia Regina Souza Madeira

Foto de Tânia Regina Souza MadeiraPossui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é Tradutora e Intérprete de Libras do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Tem experiência na área de Educação pública onde atuou por vinte e seis anos, no Ensino Superior (Formação de Professores), atuou por mais de quinze anos, com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, libras, portadores de deficiências educacionais especiais, intérpretes e tradução e interpretação.

 

Tatiana Bolivar Lebedeff

Foto de Tatiana Bolivar LebedeffPossui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou Estágio Pós-Doutoral na University College London com bolsa CAPES (2015) e Estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007). Atualmente é professora da Área de Libras e do Programa de Pós Graduação em Letras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

 

Tatiane de Souza

Foto de Tatiane de SouzaPossui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2004); E em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010); Especialização em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão IBPEX (2006); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2014); Tem certificação PROLIBRAS-MEC-UFSC como professor de nível superior (2007); Atualmente é professora contratado da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araujo Vergueiro - EENAV; Professora Concursada da Universidade de Passo Fundo - UPF; Coordenadora Núcleo Estudos Educação Surdos - NEES; Presidenta de Associação dos surdos de Passo Fundo - ASPF (gestão 2015 á 2017, 2018 á 2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Surdos, LIBRAS, Educação Especial, Inclusão Social e Educação.