Programação

Programação preliminar da XXVII Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina UPF

  Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Manhã 9h       Apresentação de trabalhos orais Apresentação de pôsteres
13h30min Abertura Esquizofrenia Sexo, Drogas e Rock'n'Roll Como identificar o Infarto Agudo do Miocárdio Fisiopatologia da queimadura e nutrição do paciente queimado
14h     Imuno-Oncologia: Uma Nova Era no Tratamento do Câncer    
14h10min Mesa redonda - Obesidade infantil Câncer colorretal: características das neoplasias e abordagem atual   Identificação e manejo da crise epilética na emergência Ressonância magnética funcional
14h40min   Papel da Disfunção da Articulação Temporomandibular na Dor Orofacial    
14h50min Câncer de pele   Fraturas de quadril em pacientes idosos Manejo agudo do AVC isquêmico
15h20min     Aprendendo a aprender: a prática leva à maestria    
15h45min Coffe break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break
16h Trajetória do Transplante hepático infantil: 1964-2017 Palestrante Platina Fertilização humana Cetoacidose Cirurgia da Base do Crânio
16h20min   Transexualidade: abordagem hormonal      
16h40min Câncer de esôfago: certezas e dúvidas Perspectivas atuais para pessoas vivendo com HIV Pré-eclampsia e eclampsia Cirurgia Bariátrica: Quando indicar? Encerramento

PALESTRANTES

Palestra: Como identificar o Infarto Agudo do Miocárdio

Álvaro Luís Machado Soares

Graduado em Medicina na UPF – 1995; Medicina Interna HSVP 1996; Cardiologia Clínica 1997-1998 – Instituto de Cardiologia RS; Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica 2002-2003 – Instituto de Cardiologia RS; Cardiologista clínico e intervencionista HSVP; Membro titular e especialista certificado pela Sociedade Brasileira de Cariologia Intervencionista – SBHCI desde 2003.


Palestra: Trajetória do Transplante hepático infantil: 1964-2017

Sandra Maria Gonçalves Vieira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Medicas: Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora Adjunto II da UFRGS, Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Chefe da Unidade de Gastroenterologia Pediátrica e Coordenadora do programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atua principalmente nos seguintes temas: complicações da cirrose, transplante hepático infantil e doença hepática metabólica.


Palestra: Cirurgia da Base do Crânio

Paulo Mesquita Filho 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2006). Neurocirurgião / Especialista - Graduado pela Residência em Neurocirurgia do Hospital São Vicente de Paulo / MEC (2012). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2012). Visiting Scientist / Fellow - Cirurgia de Base de Crânio / Neurocirurgia Oncológica - Eberhard Karls Universität Tübingen (2012-2013). Fellow - Cirurgia Endoscópica de Base de Crânio - Ohio State University, Columbus OH, USA (2014). Atualmente é Neurocirurgião no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia (SNN). Preceptor da Residência de Neurocirurgia - Hospital da Cidade de Passo Fundo / Hospital São Vicente de Paulo. Professor da Disciplina de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina - Faculdade Meridional (IMED).


Palestra: Câncer colorretal: características das neoplasias e abordagem atual

Milton Bérgamo

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo. Pós-Graduação em Coloproctologia, Cirurgia Geral e Videocirurgia. Especialista pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) em Coloproctologia e Cirurgia Geral.


Palestra: Fisiopatologia da queimadura e nutrição do paciente queimado

Júnior Grandi

Cirurgião Plástico. Egresso do Instituo Ivo Pitanguy - Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Cirurgião Plástico Responsável pela Cirurgia Reparadora do Hospital São Vicente de Paulo.


Palestra: Câncer de pele

Flávia Pereira Reginatto

Professora de Dermatologia da Universidade Federal Fronteira Sul - Campos Passo Fundo. Preceptora do Serviço de Dermatologia da UFFS / HSVP. Doutora em Ciências Médicas pelo Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e Adolescente da UFRGS (2015). Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (2011). Cursou dermatologia no Serviço de Dermatologia da UFRGS na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (2009-2011). Residência médica em Clínica Médica realizada no Hospital da Cidade de Passo Fundo (2006-2008). Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2005). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia, da International Society of Pediatric Dermatology (ISPD) e Women's Dermatologic Society. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acne, dermatite atópica, qualidade de vida, doenças da pele, melasma, cosmiatria e laser. DERMATOLOGIA (RQE 24111), CLINICA MEDICA (RQE 23328).


Palestra: Papel da Disfunção da Articulação Temporomandibular na Dor Orofacial

Ferdinando De Conto

Possui graduação pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (2000), Mestrado em Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Santa Casa de Maringá - PR (2005); Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela PUCRS (2011). É professor adjunto da Universidade de Passo Fundo, E Membro do Corpo Clínico dos Hospitais São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade de Passo Fundo - RS no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial IMFACE. Coordenação adjunta do Serviço de Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Univesidade de Passo Fundo. Membro do Colegio Brasileiro de CTBMF e Membro da Sociedade Brasileira de CTBMF (SOBRACIBU) e da Associacion Latinoamericana de CTBMF (ALACIBU).


Palestra: Síndromes Paraneoplásicas

Rodrigo Ughini Villarroel

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1994). Especialista em Oncologia Clínica. Atualmente é Diretor Adjunto do Instituto do Câncer Hospital São Vicente em Passo Fundo, RS. Também é o Supervisor do Programa de Residência Médica de Cancerologia Clínica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campo de Prática Hospital São Vicente e é investigador do Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente.


Palestra: Manejo agudo do AVC isquêmico

Marcos Christiano Lange

Médico neurologista. Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Parará (UFPR). Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Coordenador da Residência Médica em Neurologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Supervisor médico da Unidade de Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria do Hospital de Clínicas da UFPR. Coordenador do Departamento Científico de Dopples Transcraniano da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).


Palestra: Cetoacidose

Sabrina Frighetto Henrich

Intensivista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Médica rotineira no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital do Trauma (IOT). Mestranda em ciências pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 


Palestra: Pré-eclampsia e eclampsia

José Osvaldo Drum

Residência HPV POA, TEGO(titulo especialista em GO), TUSGO (especialista USP/ CBR/FEBRASCO). Possui pós-graduação em Medicina Fetal- CETRUS/SP. Rotineiro da maternidade do HSVP há 12 anos.

 


Palestra: Obesidade Infantil (Mesa redonda)

Fabiana Guedes

Especialista em Nutrição Materno-Infantil, pelo Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS. Nutricionista Materno-infantil do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, RS, com atuação em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrico e Pediatria. Coordenadora do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuros do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, RS. Membro da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, RS. Mestranda em Microbiologia Clínica pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Atendimento em clínica de nutrição especializada com ênfase em Nutrição Infantil.

Grasiele Martins Jamielniak

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (2002). Atualmente é Diretora Clínica da Clínica Cedibe Médicos Associados (Centro Especializado de Diabesidade e Bem-Estar) e atua na área de Endocrinologia adulta (RQE 18475)e pediátrica (RQE 301). Possui Titulo de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 


Palestra: Artroplastia de Joelho

Leandro Spinelli

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital São Vicente de Paulo/ Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo/RS (2009) e Aperfeiçoamento em Cirurgia do Quadril pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui também Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2013) em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Cirúrgicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Engenharia e Medicina, com ênfase em Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de laboratório, modelamento de fenômenos e sistemas biológicos, modelamento numérico, bioengenharia, biomecânica e biomateriais. Atualmente é médico assistente do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre/ Grupo de Cirurgia do Quadril e é Professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo, atuando junto ao Laboratório de Bioengenharia, Biomecânica e Biomateriais (LA3BIO). É também co-orientador de Mestrados e Doutorados no Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Palestra: Câncer de esôfago

Renato Borges Fagundes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós doutorado no National Institute of Cancer/NIH, Estados Unidos da América (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Clinica Médica e Vice Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, Professor do Programa de Pós Graduação: Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador colaborador do Upper Gastrointestinal Cancers Research Group da Division of Cancer Epidemiology and Genetics, NCI/NIH (USA). Experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Linha de pesquisa concentrada nos seguintes temas: carcinogênese e diagnóstico precoce do câncer do esôfago e estômago.


Palestra: Fertilização Humana

Bruno Ventura Tarasconi

Médico formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Residência Médica em Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Mestre Profissional em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Bacharel em Endoscopia Ginecológica pela Sociedade Européia de Endoscopia Ginecológica (ESGE). Diploma de Endoscopia Ginecológica pelo Centro Internacional de Cirurgia Endoscópica (CICE), Clermont-Ferrand, França. Fellowship em Medicina Reprodutiva no Hôpital Antoine-Béclère - Université Paris Sud XI, Clamart, França. Doutorando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior / CAPES pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e pela Université Paris Sud XI, França.


Palestra: Ressonância Magnética Funcional

Alexandre Rosa Franco

Graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Obteve títulos de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela University of New Mexico (UNM) nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no departamento de psiquiatria e ciências do comportamento na Emory University. Sua pesquisa está voltada para a área de engenharia biomédica, com ênfase em processamento de imagens/sinais, ressonância magnética funcional, neurociências e métodos de classificação. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da PUCRS e vinculado a programas de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Pós Graduação em medicina e Ciências da Saúde (ênfase em Neurociências). É o coordenador de pesquisa em neuroinformática e pós-processamento do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. É membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.


Palestra: Identificação e manejo da crise epilética na emergência

Adroaldo Mallmann

Formado na UPF em 1976. Residencia Neurologia e Neurocirurgia de 1977 a 1979 no Serviço do Prof Mario Coutinho em Porto Alegre. Fellow no National Hospital for Nervous Disease - Queen Square-  Universidade de Londres de outubro de 1979 a dezembro de 1980. Professor Titular na disciplina de Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UPF. Professor Titular de Neurologia  no Curso de Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia da UPF. Membro do Conselho Diretor da Fundação da UPF durante 12 anos de 1990 a 2012. Vice diretor da FAMED entre 2002 e 2010. Diretor da FAMED entre 2010 e 2014. Preceptor de residencia medica em neurocirurgia desde 1980. Médico do Instituto de Neurologia e Neurocirurgia. Fundador e Diretor Financeiro da Crediplan durante os 2 primeiros mandatos da cooperativa.


ACADÊMICOS PALESTRANTES

Palestra: Transexualidade: Abordagem Hormonal

Caio Gabriel Garcia

Acadêmico do IX nível da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Presidente da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LIEM-UPF) gestão 2016-2017. Cofundador e Coordenador Acadêmico do Ambulatório de Identidade de Gênero LIEM-UPF. Representante discente do Conselho das Ligas Acadêmicas da UPF (CONLIG). Monitor do Módulo de Endocrinologia e Metabologia.


Palestra: Aprendendo a aprender: a prática leva à maestria

Matheus Winckler

Acadêmico da Medicina - UPF desde o primeiro semestre de 2013, foi bolsista do Ciências sem Fronteiras (CsF) entre 2015 e 2016, ano em que estudou na Simon Fraser University (SFU), Canada. Como intercambista cursou Biomedical Physiology and Kinesiology (BPK) com seu "minor" em Ciências Cognitivas (COGS). Matheus foi monitor de Anatomia Humana nos anos de 2014 e 2015, despertando um grande fascínio pelo ato de lecionar, o que foi sua motivação para se inscrever como discente palestrante da XXVII SAM e compartilhar conhecimentos das COGS que tiveram grande impacto em sua vida.


Cláudio Wagner

Show “Sexo, Drogas e Rock'n’Roll”