Adaptações de materiais

Adaptação de Materiais:
 
Caracteriza-se pela modificação do material didático para que o acadêmico com deficiência tenha garantido o acesso aos materiais de referência utilizados nas aulas. As adaptações podem ser:

  1. Ampliação de caracteres: (impresso ou digital): Consiste na digitalização, correção, descrição das imagens, quando necessário e distribuição do material de apoio que é fornecido pelo professor, com caracteres em fonte ampliada, permitindo que acadêmicos de baixa visão possam fazer a leitura desses textos. É utilizado software específico para fazer reconhecimento de caracteres.
  2. Texto Acessível (DOC ou TXT): O material é digitalizado, corrigido e disponibilizado ao acadêmico em forma de arquivo acessível à sintetizadores de voz e pode ser lido em computadores ou smartphones. Esse tipo de adaptação garante que acadêmicos cegos possam fazer a leitura dos textos e livros exigidos pela disciplina.
  3. Texto-Braille: Os textos referência são impressos em braille.
  4. Gravação em áudio: Gravado em formato MP3, pode ser reproduzido em computadores, smartphones e outros dispositivos que reproduzem o formato.