Universidade

RPPN UPF abre portas para visitação da comunidade

25/04/2019

10:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Trilhas interpretativas que conectam as pessoas à natureza podem ser realizadas no espaço que concentra 32,2 hectares de área natural protegida. Reserva também é ambiente de ensino e pesquisa

Uma área natural protegida de 32,2 hectares que congrega diversidade de fauna e flora preservados, assim é a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF). Já constituído como uma sala de aula verde, o espaço agora abre suas portas para a comunidade. Para que mais pessoas possam conhecer e se integrar à Reserva, a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo realizaram a inauguração da RPPN UPF na tarde dessa quarta-feira, 24 de abril, com a presença da Fundação, reitoria, autoridades, comunidade acadêmica e imprensa.

A presidente da FUPF, professora Me. Maristela Capacchi, destacou que a RPPN é um espaço em que toda a comunidade pode fazer uso de forma indireta, já que a área protege o Arroio Miranda. “É um momento único em que celebramos a natureza que Deus nos deu e que está aqui sendo preservada”, comentou.

Presente na atividade, a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, apontou que a atividade representa oferecer um patrimônio natural rico que é utilizada em sala de aula, mas que agora é aberto a comunidade. “Que todos possam ter momentos de inserção dentro desta floresta que é grande em razão da sua diversidade e que nos possibilita viver de fato a preservação do meio ambiente”, destacou.

A atividade contou com a presença do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; da diretora do Instituto de ciências Biológicas (ICB), Marilene Portella; do secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi; além de representantes da Flona e ICMBio, do Sesc, do Convidas, acadêmicos de diferentes cursos, professores e funcionários.

Inauguração foi realizada no pórtico da RPPN

Criação da RPPN UPF

A criação da RPPN UPF nasceu a partir da consciência e do compromisso da FUPF em somar esforços com o poder público e com a sociedade em geral na ampliação de áreas naturais protegidas. A área destinada à RPPN compreende, em sua maior parte, as áreas de preservação permanente (APP) e a Reserva Legal (RL) do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), protegendo a vegetação natural ao longo do Arroio Miranda e seus afluentes.

O processo de criação da RPPN UPF iniciou em 2008 e teve a portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de agosto de 2016, data oficial de criação da unidade de conservação. O espaço, que é coordenador pelo professor Dr. Jaime Martinez, tem sido utilizado como sala de aula verde e já recebeu acadêmicos e professores de diferentes cursos da UPF.

Para Martinez, a RPPN UPF é uma reserva particular, mas de interesse público, uma vez que os serviços ambientais são usufruídos por toda a comunidade. Ele explica que o ato de criação da Reserva foi voluntário que surgiu da consciência das pessoas que integram a Instituição e que soma esforços na conservação da natureza. “Por sua localização estratégica junto ao Arroio Miranda e unindo três significativas remanescentes florestais, a RPPN UPF nasce com a missão de conectar os ambientes como um corredor ecológico. Por estar dentro de uma Instituição de ensino, também tem a forte missão de conectar as pessoas com a natureza”, aponta.

Ensino, pesquisa e extensão

Os recursos naturais da RPPN UPF propiciam excelentes condições para a realização de aulas práticas nas diferentes áreas do conhecimento. Cursos como Ciências Biológicas, Agronomia, Geografia, Educação Física, Engenharia Ambiental, Química e Física estão diretamente relacionados aos recursos didáticos presentes na reserva. Contudo, os ambientes da RPPN têm sido utilizados para aulas práticas de muitas disciplinas da graduação e pós-graduação, constituindo-se como um grande laboratório multidisciplinar.

Na área de pesquisa, trabalhos de final de curso de graduação e de especialização, de dissertações de mestrado e teses de doutorado têm investigado a biodiversidade que a reserva protege, assim como suas relações com a comunidade. O espaço compreende um vasto campo para pesquisadores.

Além disso, a RPPN UPF tem sido bastante procurada pela comunidade acadêmica da UPF para atividades de extensão, principalmente aquelas que buscam a reconexão com os ambientes naturais, por meio de Trilhas Interpretativas, que têm a condução dos monitores da reserva. A comunidade externa também tem procurado a RPPN com esse objetivo, bem como para visitações recreativas e educacionais.

Já há dois anos, vem sendo desenvolvido o projeto de extensão “RPPN UPF: área protegida educadora”, permitindo a participação de bolsistas e estagiários voluntários de diversos cursos da UPF. Os acadêmicos vinculados ao projeto também participam de atividades de monitoramento da reserva, além de trabalhos com o público, conscientizando para a mudança de valores com relação à natureza.

Trilha interpretativa marcou a inauguração da RPPN

Sobre a RPPN

A área de 32,21 hectares da RPPN tem floresta ciliar é constituída por remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias), em diferentes graus de conservação, dependendo do tipo de uso que ocorreu no passado. Nas áreas antigamente ocupadas por campos de pastoreio ou áreas cultivadas, há diferentes estágios do processo de regeneração natural como Floresta secundária, capoeirão e capoeira, além de áreas úmidas.

O principal recurso hídrico da RPPN é o Arroio Miranda, que deságua logo após sair da reserva, na barragem de captação da Corsan, para o abastecimento de água de cerca de 60% da população de Passo Fundo. Há diversas nascentes que são drenadas para o Arroio Miranda, assim como um córrego que faz divisa da RPPN com a Embrapa.

Dentre as espécies emblemáticas da flora arbórea nativa, a área concentra o pinheiro-brasileiro, araçá-do-mato, ipê-da-várzea, açoita-cavalo, uvaia, guabiroba, camboatá-vermelho, camboatá-branco, bracatinga. O espaço também abriga mamíferos silvestres, como a capivara, paca, cutia, coati, gato-maracajá, gato-do-mato-pequeno, graxaim-do-mato, veado-mateiro.

Visitação à RPPN

Para agendamento de visitações, basta enviar e-mail para martinez@upf.br com previsão de data e horário. A quantidade máxima é de 20 pessoas por turma para a trilha e o tempo de duração é de 1h30min. A recomendação, ao fazer a trilha, é utilizar calçado fechado, calça comprida, camiseta de manga longa ou casaco fino e boné. Além disso, levar utensílios como garrafa de água, utilizar repelente e protetor solar.

Galeria de Vídeos

Galeria de Áudios