Geral

V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada na UPF

11/04/2018

16:36

Por: Texto: Assessoria de Imprensa Comitê Rio Passo Fundo/Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Reprodução

Atividade, marcada para quinta-feira, dia 12 de abril, é uma convocação dos Ministérios do Meio Ambiente e Educação

“Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” é o tema da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada nesta quinta-feira, 12, no auditório do prédio de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). A dinâmica da atividade, que é convocada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e acontece em etapas municipais, estaduais e nacional, é envolver os alunos no desenvolvimento e na elaboração de projetos a respeito do tema proposto. A Conferência tem início às 8h30min e seguirá, durante o dia, com a apresentação de cada escola. 

Mobilização e objetivo
A mobilização, organização e realização da Conferência, em Passo Fundo, está sendo feita pela Coordenadoria Regional de Educação / 7ª CRE, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Rede das Escolas Particulares. O objetivo é mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre a dimensão socioambiental e, ainda, fortalecer a educação ambiental na Educação Básica. Também, a intenção é propiciar que os alunos possam construir atitudes responsáveis e comprometidas com a questão dos recursos hídricos não apenas de forma local, mas global. 

Metodologia
A proposta da Conferência chegou para as escolas e, no ambiente escolar, os alunos, divididos em grupos, elaboraram diferentes projetos de acordo com o tema. Em um primeiro momento, esses projetos foram apresentados em cada escola e um deles foi escolhido para representar a comunidade escolar na Conferência desta quinta-feira, e um dos projetos será o representante da cidade na etapa estadual – que deverá ser realizada até o dia 9 de maio. Depois disso, o projeto escolhido para representar o estado será apresentado na Conferência nacional, de 15 a 19 de junho. 

Parceria
A Conferência acontece em parceria com alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular, com o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), o Fórum Municipal de Educação (FME), o Fórum da Agenda 21, o Comitê Rio Passo Fundo, a Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (APPA), o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e a Universidade de Passo Fundo – CCTAM, Muzar – ICB, Fórum Mobilidade Urbana e Educação –, a 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) e a Articulação das Associações de Pais.