Notícias UPF

Projeto Rio Passo Fundo entrega tintas naturais para pintura de maquete

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Franciele Moraes/MAVRS/MHR

O Projeto Rio Passo Fundo – desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) e com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 – entregou, na tarde de segunda-feira, 23 de abril, no prédio do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), tintas naturais aos bolsistas do projeto e do curso de Geografia. 

As tintas serão usadas para pintar a maquete do município de Passo Fundo, que identifica a parte hídrica, destacando os divisores de águas. A pintura será feita conforme as altitudes, do menor ao maior nível. 

No encontro, os bolsistas Bruno de Oliveira e Allana Antunes Perin receberam as tintas naturais da parceira do projeto, artista Maria Lucina Bueno, que estava acompanhada das coordenadoras do Projeto Rio Passo Fundo, Tania Aimi e Flávia Biondo da Silva. A artista Maria Lucina, que dedicou anos de estudos às tintas naturais, orientou os bolsistas sobre como proceder à pintura da maquete, que será usada na exposição do Projeto Rio Passo Fundo no Muzar/ICB.

As tintas naturais foram feitas a partir de materiais retirados de locais por onde o Rio Passo Fundo percorre, como os municípios de Ronda Alta, Pontão, Cruzaltense, Nonoai, Faxinalzinho e Campinas do Sul. O Projeto Rio Passo contemplará exposições, expedições e a construção de um banco de dados a respeito do Rio Passo Fundo.