Ensino

UPF abre inscrições para o Vestibular Complementar de Verão 2018

04/01/2018

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Interessados em ingressar em um dos cursos de graduação disponíveis podem inscrever-se a partir desta sexta-feira, dia 5 de janeiro. Inscrições até 15 de fevereiro e prova no dia 20 de fevereiro, às 19h

A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre inscrições para o Processo Seletivo Complementar de Verão 2018 para ingresso, no primeiro semestre de 2018, em cursos de graduação na modalidade presencial. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site http://vestibular.upf.br, a partir desta sexta-feira, dia 5 de janeiro. Estão disponíveis vagas em cursos no Campus Passo Fundo e nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, mediante o pagamento, na rede bancária, da taxa de R$ 35,00, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição. Os candidatos poderão utilizar as estruturas da Central de Atendimento ao Aluno da UPF e das secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade para a realização do procedimento de inscrição.

O Manual do Candidato, juntamente com demais orientações sobre o Processo Seletivo Complementar de Verão 2018, estará disponível a partir do início do período de inscrições no site http://vestibular.upf.br.

Prova
A seleção dos candidatos se dará por meio de prova única de redação, a ser realizada no campus de funcionamento do curso para o qual o aluno se inscreveu, ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção quanto à forma de seleção. Caso opte pela redação, o candidato realizará sua prova no dia 20 de fevereiro, às 19h.

Os candidatos somente poderão aproveitar as notas obtidas na redação do Enem dos últimos oito anos (2010 a 2017), devendo informar, no ato da inscrição, o ano em que realizou o exame e o número de inscrição no Enem.

Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas, na sede e nos campi, para todos os cursos com vagas em aberto. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio desse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Benefícios financeiros
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos.

Dentre as bolsas, está o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais. 
A UPF, por meio do Processo Seletivo Complementar de Verão 2018, também oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B).

Ainda, dentre as bolsas, a Instituição oferece o Programa de Bolsa FUPF, regido por edital próprio, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos do Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); além dos cursos de Pedagogia (L) do Campus Carazinho; e de Educação Física (L) e Pedagogia (L) do Campus Soledade.

Dentre os programas de crédito, está o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), que é regido por edital próprio e concede 50% de benefício estudantil, quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos. Além desse, dispõe do Programa Emergencial de Crédito (PEC), um programa próprio da Instituição de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.