Ensino

Professor do curso de Música lança livro sobre a história do rock brasileiro

09/09/2021

10:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Obra do professor Alexandre Saggiorato, o livro Barra Rock será lançado nesta sexta-feira (10/9)

O professor do curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF), Alexandre Saggiorato, lança nesta sexta-feira (10/9) o livro Barra Rock, na Livraria Delta no Shopping Passo Fundo. Com base em sua tese de doutorado, a obra conta a história do rock brasileiro dos anos de 1960 e 1970, além de outros ritmos que marcaram o Brasil, em uma análise da contracultura no país através da música, em comparação ao mesmo período nos Estados Unidos e Europa.

A obra conta com uma série de entrevistas com músicos de bandas que foram influentes na época, documentos oficiais do governo sobre as músicas citadas no livro, com informações sobre as letras censuradas no período da ditadura militar brasileira, além de estudar os álbuns, músicas e composições da época dentro desse contexto histórico.

O professor da Universidade de Tulane de New Orleans, Christopher Dunn, destaca, na publicação, que o Brasil foi o país que mais contribuiu para a história global do rock, já que desde cedo criou uma linguagem original do novo gênero musical, quando nas décadas de 1960 e 1970 uma boa parte do rock brasileiro se atrelava à contracultura, a revolução internacional de costumes e crenças. “Nesta obra, Alexandre Saggiorato nos apresenta com o primeiro estudo aprofundado e panorâmico do rock e a contracultura no Brasil com reflexões reveladoras sobre bandas canônicas”, destaca o professor Dunn.

Um dos principais destaques do livro é a disponibilização de QR Code com as músicas que Saggiorato cita ao longo do livro, dando ao leitor a oportunidade de acompanhar a obra com a trilha sonora estudada. Ainda, o livro trabalha a parte gráfica e visual dessa época, estudando capas e gravuras de bandas e músicos da década de 1960 e 1970.