Cultura

América Latina em destaque: programa Canciones completa 100 edições

26/11/2021

13:22

Por: José Henrique Sodré - estudante de Jornalismo da UPF e produtor do Canciones

Fotos: Arte- Talita Trombetta

Atração da Rádio UPF privilegia a integração entre os países do continente através da música

No próximo sábado, dia 27 de novembro, irá ao ar pela Rádio UPF a 100ª edição do programa “Canciones para Despertar en Latinoamérica”, atração dirigida e apresentada pelo jornalista e professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), João Vicente Ribas, com produção de alunos do curso de Jornalismo da UPF.

O programa estreou em novembro de 2019 e ao longo destas 100 edições vem buscando privilegiar a integração da música latino-americana, além de apresentar dois blocos de notícias: “Qué se pasa?” e “Integración”. O primeiro é um breve resumo do que aconteceu de mais relevante na semana, em diversas áreas, incluindo política, economia e direitos sociais. Já o segundo apresenta novidades no mundo da música e da cultura, abordando agendas, lançamentos e dicas culturais. 

Nestes dois anos, grandes nomes da música latino-americana passaram pelo Canciones e deram um alô para a audiência. O quadro “Alô, Buenas” (nome inspirado na canção do grupo gaúcho Os Almôndegas) é reservado para uma mensagem de áudio enviada pelos artistas para saudar os ouvintes e anunciar uma canção. Entre os músicos que já participaram do quadro, estão nomes como os uruguaios Daniel Drexler e Florencia Núñez, os brasileiros Juliana Cortes, Adriana Deffenti, Loma, Arthur de Faria e Frank Jorge, a mexicana Silvana Estrada, a guatemalteca Sara Curruchich, o cubano Alex Cuba e as colombianas Maria Cristina Plata e Monica Giraldo.Durante a pandemia de COVID-19, o programa foi produzido completamente de forma remota. No decorrer do período, foram realizados programas temáticos, como os especiais: Colômbia, Chile, Cantautoras, Influência do Jazz, Música Negra, Povos Originários, entre outros. Para conferir a playlist de cada especial basta acessar o perfil da Rádio UPF no Spotify.

O Canciones é uma realização do curso de Jornalismo e conta desde o episódio piloto com dois estagiários, acadêmicos da FAC, que trabalham semanalmente na produção e finalização do roteiro de cada programa. O egresso William Mendes Martinez foi estagiário da atração e também fez do Canciones o seu tema de TCC. Em junho deste ano, apresentou o trabalho “Canciones para Despertar en Latinoamérica: o caráter alternativo de um programa de rádio, de acordo com a audiência”. Por meio de sua pesquisa, Martinez conheceu mais os ouvintes e classificou o Canciones como um programa alternativo na região norte do Rio Grande do Sul.

Novo programa especial

Para marcar as 100 edições e os dois anos de produção, preparou-se um programa especial que vai ao ar neste sábado. O Canciones vai apresentar uma playlist com feats de um dos maiores nomes da música latino-americana, o uruguaio Jorge Drexler. O feat, abreviação de featuring, é um mecanismo de indexação utilizado pelas plataformas de streaming para indicar participações de outros músicos em faixas de álbuns e singles. "Os feats dos artistas que acompanhamos nos ajudam a descobrir novos nomes, e o compositor Jorge Drexler é um dos principais, pois grava muitas participações ao redor da América Latina, recentemente lançou parceria com a mexicana Natalia Lafourcade, a chilena Mon Laferte e os brasileiros Djavan, Gal Costa e Marisa Monte", observa o professor Ribas.

E o “Alô, Buenas” desta edição foi enviado pelo cantor e compositor carioca, Paulinho Moska, que gravou em 2003 uma versão de “La edad del cielo”, clássica canção de Jorge Drexler presente no álbum “Frontera”. “A idade do Céu” integra o sexto trabalho discográfico de Moska, que já foi indicado para o Grammy Latino pela música “Hermanos”, composta com outro grande nome da música latina, Fito Paéz. 

O “Canciones para Despertar en Latinoamérica” vai ao ar pela Rádio UPF todos os sábados, às 6h, com reprise aos domingos, às 19h. Atualmente a produção é feita pelos estagiários José Henrique Sodré e Talita Trombetta. A supervisão geral é de Gerson Pont.