Ensino

PPGPPF/UPF realiza curso de software de elementos finitos

23/07/2018

10:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Engenheiros e estudantes de engenharia utilizam método dos elementos finitos com o uso de software para simulação em desenvolvimento de produtos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), realizou o curso de operação de software de elementos finitos. As aulas ocorreram entre os dias 16 e 20 de julho, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Campus I. 

O curso foi ministrado pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, autor da Coleção Elementos Finitos – A Base da Tecnologia CAE, e que trabalha há 42 anos na área, tendo implantado essa tecnologia em inúmeras empresas no Brasil. 

De acordo com o coordenador do PPGPPF, professor Dr. Márcio Walber, a UPF está consolidada como um centro de referência em treinamentos CAE (Engenharia Assistida por Computador), pois, nos últimos anos, vem ofertando essa qualificação aos profissionais de engenharia de forma regular, por meio do Programa. “O curso de software complementa a formação teórica, tornando os profissionais aptos a atuar na área de simulação estrutural em elementos finitos”, disse.

Segundo o professor Dr. Avelino Alves Filho, no curso, foram abordadas técnicas para a análise de componentes constituídos de chapas, sólidos e vigas, e também recursos do software envolvendo contatos, flambagem, frequências naturais, plasticidade, grandes deflexões, aperto de parafusos, entre outros. Ainda, foram abordados casos e aplicações práticas para realização de análises numéricas em diversos segmentos, como, por exemplo, as indústrias agrícolas e automotivas.

Agenda de cursos
Para o ano de 2019, já estão previstos os seguintes módulos:
- Janeiro/2019: MEF1 – Teoria em Análise estática e formulação dos elementos
- Fevereiro/2019: MEF4 – Projeto prático contra fadiga
- Julho/2019: MEF5 – Prática em utilização de software de elementos finitos

Inscrições e informações podem ser solicitadas pelo e-mail cursosulmef@gmail.com, informando nome, empresa e telefone para contato, ou consultadas no site www.nce.com.br.