Geral

PPGPPF e Engenharia Mecânica promovem curso de software de elementos finitos

22/05/2019

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Engenheiros utilizam método dos elementos finitos para simulação em desenvolvimento de produtos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) e do curso de Engenharia Mecânica, em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), promove a segunda edição do curso de operação de software MEF5, um aplicativo de utilização de software de elementos finitos, de 40 horas. As aulas ocorrerão entre os dias 11 e 17 de julho, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Campus I.

O curso será ministrado pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, autor da Coleção Elementos Finitos – A Base da Tecnologia CAE e que trabalha há 42 anos na área, tendo implantado essa tecnologia em inúmeras empresas no Brasil.  De acordo com o coordenador do PPGPPF, professor Dr. Márcio Walber, a correta utilização do software de elementos finitos é fundamental para que projetos mecânicos sejam desenvolvidos com confiabilidade. 

O engenheiro de projetos que trabalha com simulação estrutural tem uma grande responsabilidade na etapa da simulação, que é específica da etapa de projeto e antecede a construção do protótipo físico do componente/equipamento projetado. “Existem muitas variáveis que devem ser observadas na realização de uma simulação estrutural, por exemplo, o entendimento correto do problema físico e a definição de como a análise será executada, através do estabelecimento de critérios de análise. Esses fatores são de fundamental importância para que a análise seja realizada com confiabilidade”, comenta o coordenador do PPGPPF.

Ainda segundo Walber, nesse curso, será apresentada a metodologia operacional do sistema CAE (computer aided engineering), por meio da resolução completa e de passo a passo com exemplos de estruturas que envolvem a utilização de diversos elementos finitos, identificando a sequência básica de etapas na aplicação do método dos elementos finitos para realização de simulações numéricas. Esse método de ensino é considerado inédito, desenvolvido pelo NCE, transmitido a várias empresas dos setores automotivo, ferroviário, aeronáutico, mecânico e naval. Volkswagen, FIAT Iveco, MWM, Ford, Maxion, Tupy Fundições, Senai, AGCO, Geremias Redutores, Thyssen, etc. são algumas das empresas treinadas pelo professor Dr. Avelino Alves Filho.

O professor Dr. Alves Filho, que ministrará o curso, ressalta que o módulo aplicativo de utilização do software considera a transformação da teoria em prática, introduzindo os procedimentos de utilização do software para simular situações mais comuns encontradas na prática de modelagem de estruturas de equipamentos, agregados, etc., modelagem de itens estruturais, fixações por parafusos, rebites, soldas, acoplamento de nós, análise e combinação de carregamentos, cargas pontuais (nodais), de pressão e cargas de acelerações nas diversas direções das estruturas analisadas. 

Essa etapa prepara a equipe para as aplicações reais ao se resolver problemas do dia a dia das empresas. “Vale ressaltar que, ao utilizar um software de análise estrutural pelo método dos elementos finitos, estamos resolvendo um problema de engenharia com apoio de uma ferramenta computacional. Antes de sentarmos à frente da estação de trabalho, devemos lembrar que o principal passo a ser dado constitui o entendimento claro do problema físico que se propõe a resolver”, enfatiza Alves Filho.

O curso será ministrado utilizando o software SIEMENS NX Nastran with Femap, que é amplamente utilizado pelas indústrias. Esse curso faz parte do processo de certificação nacional estabelecido entre o núcleo de Cálculos Especiais, a Siemens do Brasil e o PPGPPF/UPF.

Inscrições e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cursosulmef@gmail.com, informando nome, empresa e telefone para contato, ou no site www.nce.com.br.