Pesquisa e Inovação

O que é necessário fazer para cursar um mestrado ou doutorado?

11/05/2022

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

UPF traz dicas para quem busca qualificação por meio de um programa de pós-graduação stricto sensu

Ingressar em um curso de mestrado ou doutorado abre diversos caminhos na carreira profissional. Por meio deles, é possível produzir conhecimento e pesquisas sobre assuntos importantes que fazem parte e transformam a vida da população, além de poder se dedicar à docência, e, claro, de alçar novos voos no mercado de trabalho.

Mas você sabe o que é preciso fazer para estar imerso neste universo de possibilidades? A Universidade de Passo Fundo (UPF) conversou com o coordenador da Divisão de Pós-Graduação – Setor Strico Sensu, professor Dr. Pedro Prietto, sobre isso, e ele deu dicas fundamentais para quem deseja cursar um mestrado ou doutorado. Confira:

1 – Escolha uma graduação que você goste e tenha curiosidade
Segundo Prietto, os requisitos para fazer um curso de mestrado ou doutorado variam de curso para curso, mas em geral, o requisito básico é possuir graduação em um campo com afinidade com área do programa de pós-graduação e suas linhas de pesquisa. Usualmente, para os cursos de doutorado, também é necessário ter concluído um mestrado antes.

2 – Busque aprender novos idiomas
Durante o curso (não é necessário para o ingresso), o estudante terá que comprovar a proficiência em uma língua estrangeira (normalmente o Inglês), no caso do mestrado, e em duas línguas estrangeiras, no caso do doutorado.

3 – Fique atento aos editais
Para ingressar em um curso de mestrado e doutorado, conforme Prietto, o primeiro passo é se inscrever no processo de seleção, encaminhando toda a documentação especificada no edital (esta documentação também varia de curso para curso). Para os cursos da UPF, é preciso pagar a taxa de inscrição, que atualmente é de R$ 100,00. Além disso, é muito importante ler atentamente o edital de seleção e buscar informações adicionais no site do programa de pós-graduação.

4 – Tenha interesse na pesquisa científica
Na etapa de seleção, os candidatos precisam demonstrar interesse pela pesquisa científica e boa capacidade para desenvolver estudos em nível de pós-graduação. Isto pode ser constatado principalmente a partir do currículo do candidato, onde deve constar toda e qualquer atividade desenvolvida anteriormente neste sentido (participação em programas de iniciação científica, apresentações e/ou publicação de trabalhos em eventos de cunho científico, entre outras atividades acadêmicas e de pesquisa, experiência profissional, etc.).

5 – Mantenha o currículo atualizado e esteja preparado para a entrevista
De acordo com Prietto, é importante que o currículo, que obrigatoriamente deve ser elaborado na Plataforma Lattes do CNPq, esteja completo e atualizado, e acompanhado de documentos comprobatórios. É também imprescindível que o candidato esteja preparado para a entrevista individual, na qual será arguido, entre outras coisas, sobre a sua motivação para realizar um curso de mestrado ou doutorado.

6 – Dedique-se aos estudos
Um curso de mestrado ou de doutorado, após o ingresso, exige bastante dedicação, tanto durante a realização das disciplinas, como no desenvolvimento do trabalho de pesquisa (dissertação de mestrado ou tese de doutorado). Por isso, o professor Pedro Prietto destaca que é importante participar ativamente das atividades proporcionadas pelo curso, como eventos, grupos de estudos, apresentações de trabalhos, etc, e assim obter a tão desejada e sonhada aprovação e o título de mestre ou doutor.

UPF inscreve para mestrados e doutorados
A partir das dicas e orientações, fica mais fácil acessar o site da UPF e se inscrever nas diversas possibilidades oferecidas. A UPF está com inscrições abertas para o Mestrado em Administração; Mestrado e Doutorado em Agronomia; Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação; Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado em Ciências Ambientais; Mestrado Profissional em Computação Aplicada; Mestrado em Direito; Mestrado e Doutorado em Educação; Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental; Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano; Mestrado e Doutorado em História; Mestrado e Doutorado em Letras; e Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação.

O processo seletivo segue aberto até 10 de junho, AQUI. Obtenha mais informações no site upf.br/pos.