Pesquisa e Inovação

Mestrados e Doutorados da UPF seguem com inscrições abertas

06/02/2023

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Cursos contemplam diferentes áreas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) segue com inscrições abertas em diversos mestrados e doutorados. As vagas são para os cursos de Doutorado em Agronomia; Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental; Mestrado Profissional em Computação Aplicada; Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação; e Mestrado e Doutorado em Odontologia.

Confira mais informações sobre cada curso e inscreva-se no site upf.br/pos. Acesse também o edital com mais detalhes.

Inscrições até 12/02

Doutorado em Agronomia
A formação visa a formação de profissionais para o meio acadêmico e não acadêmico, estimulando o desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação na área da Agronomia. As atividades de pesquisa científica e as relacionadas aos planos das disciplinas são permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e da reconstrução do conhecimento.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
O Mestrado aborda a temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e novos ingredientes. O objetivo é buscar a melhoria de produtos e processos, com visão integrada da importância do alimento para o homem, da segurança alimentar e da responsabilidade ambiental.

Inscrições até 15/02

Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), com seu Mestrado e Doutorado, traz como principal diferencial a temática fortemente ligada ao desenvolvimento sustentável. A proposta alinha decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo. Dessa forma, capacita profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas locais e regionais.

Mestrado Profissional em Computação Aplicada
Com Mestrado Profissional, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) contribui com o fortalecimento e a inovação tecnológica de segmentos socioeconômicos da região de abrangência da UPF, em áreas como Tecnologia da Informação, Agricultura e Saúde. Os profissionais desenvolvem conhecimentos ligados ao uso e desenvolvimento de sistemas embarcados, computação pervasiva, redes e sistemas distribuídos, modelagem e simulação, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, entre outras.

Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação
O curso contribui efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional, por meio da formação de mestres. Sua orientação profissional é voltada para a indústria, desenvolvendo estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação por alunos das engenharias e áreas afins. O egresso terá conhecimento e domínio dos principais aspectos inerentes às várias fases envolvidas em um projeto mecânico e dos processos de fabricação de máquinas e equipamentos.

Inscrições até 23/02

Mestrado e Doutorado em Odontologia
O Mestrado e Doutorado são focados na área de Clínica Odontológica. Os cursos têm o objetivo de qualificar profissionais para atuar de forma multidisciplinar. A proposta se dá dentro de um perfil crítico e reflexivo, fundamentado em evidências científicas e nos princípios humanistas, éticos e legais, capacitando esses profissionais tanto ao exercício acadêmico quanto profissional.