Pesquisa e Inovação

Curso de Elementos Finitos reúne acadêmicos e profissionais da área de cálculo estrutural

19/04/2017

10:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) sediou, entre os dias 6 e 12 de abril, o curso teórico sobre o Método dos Elementos Finitos – Análise Estática. A formação foi promovida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) e ministrada pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, diretor da empresa Núcleo de Cálculos Especiais (NCE). Alunos e professores das equipes Aerodesign e Baja da UPF, estudantes de graduação e profissionais da área de cálculo estrutural de diferentes empresas do RS participaram das atividades.
 
O treinamento abordou conceitos sobre o Método dos Elementos Finitos (MEF), tais como a formulação dos principais elementos utilizados para a criação de modelos numéricos, a obtenção da matriz de rigidez de um elemento e as estratégias para a geração de uma malha de elementos finitos. Segundo o professor Márcio Walber, coordenador do PPGPPF, a estratégia de ensino empregada durante o curso alia os conceitos teóricos com demonstrações em software e discute casos reais de aplicações, mostrando aos alunos, com clareza, os conceitos essenciais para a realização de análises numéricas por elementos finitos.

Participação em outras atividades
Aproveitando sua vinda ao estado, o professor Avelino, que atua há mais de 40 anos na área de elementos finitos e é autor de três livros nessa área e de 17 na área de ciências físicas, participou da 63ª defesa do programa de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação intitulada “Estudo teórico e experimental de testes acelerados de fadiga”. O trabalho foi defendido pelo aluno Róbinson João Jabuonski Junior e orientado pelo professor Gustavo Mezzomo. Compuseram também a banca examinadora o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior e o professor Márcio Walber.

Ainda na sua estada, Avelino proferiu a palestra “Uso do CAE no desenvolvimento de produtos - metodologias e estratégias” para alunos do curso de Engenharia Mecânica.