Geral

Troca de experiências com foco na internacionalização

09/12/2022

09:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

As visitas técnicas, além de serem oportunidades de aprendizado, também abrem espaços para a troca de experiências e para a internacionalização das ações. Com foco nisso, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da UPF, esteve, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, na Universidade do Mississippi Medical Center (UMMC). 

Conforme Álvaro Della Bona, a ação é parte de um projeto de pesquisa fomentado pelo edital 06/2018 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de aumentar o intercâmbio entre os programas de pós-graduação do Brasil e as universidades do exterior. As atividades na UMMC foram acompanhadas pelo pesquisador colaborador no projeto, Dr. Jason A. Griggs, e incluíram palestras, atividades técnicas utilizando vários equipamentos de pesquisa, discussão de projetos de pesquisa em colaboração, e orientação de alunos dos programas de pós-graduação das duas Universidades.

De acordo com o professor Dr. Álvaro Della Bona, como parte das atividades do projeto de pesquisa relacionado a biomateriais e inteligência artificial, foi possível realizar alguns experimentos importantes na UMMC. Segundo Della Bona, a visita técnico-científica na Universidade do Mississippi foi muita intensa, com várias atividades importantes e relevantes para complementação de alguns estudos envolvendo nossos pós-graduandos, cujos procedimentos seriam impossíveis de serem realizados na UPF. “A colaboração internacional qualifica nossas competências e reduz significativamente nossas deficiências analíticas, além de consolidar nossa parceria UPF-UMMC, alinhando-se com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de internacionalização dos programas de pós-graduação incentivado pela Capes”, ressaltou.