Ensino

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia da UPF é premiada no 22º Congresso Odontológico Rio-Grandense

04/07/2018

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) foi premiado no 22º Congresso Odontológico Rio-Grandense (CORIG). O evento ocorreu de 28 a 30 de junho em Porto Alegre. O trabalho intitulado “Avaliação da ação antimicrobiana da terapia fotodinâmica associada a um novo irrigante endodôntico em canais radiculares infectados com E.faecalis” foi premiado pela Academia Gaúcha de Odontologia com o 1º lugar na categoria Pesquisa, concorrendo com mais de 150 trabalhos científicos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação do país inteiro.

O trabalho de pesquisa foi orientado pelo professor da FO, Dr. Matheus Albino Souza, e foi apresentado pela acadêmica de graduação Julia Zandoná. Participaram ainda do trabalho dois alunos de doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade em Odontologia (PPGOdonto), Caroline Tumelero e Huriel Scartazzini Palhano; dois alunos de iniciação científica, Igor Paim Hoffmann e Vitor Hugo Sanches Menchik. Além disso, o trabalho contou com a participação das professoras da Faculdade de Farmácia, Dra. Charise Bertol e Dra. Luciana Rossato-Grando, e, via sistema de cooperação, com o professor Dr. José Antonio Poli de Figueiredo, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

O trabalho propõe novas alternativas para a realização do tratamento endodôntico (tratamento de canal) e revela a importância da interdisciplinaridade no cenário da pesquisa científica. “Méritos ao grupo de pesquisa que vem desenvolvendo um número significativo de trabalhos científicos publicados no âmbito nacional e internacional e que, agora, tem essa distinção da Academia Gaúcha de Odontologia. Um reconhecimento importante, que ressalta a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Faculdade de Odontologia da UPF, bem como coloca a Instituição como uma referência nessa prática no cenário nacional da pesquisa odontológica”, disse o orientador Albino Souza.

O CORIG é um dos maiores encontros científicos e educacionais da Odontologia da América Latina. Além de simpósios, palestras, cursos teóricos e conferências, o Congresso busca trazer as inovações tecnológicas da Odontologia, por meio de apresentações orais de casos clínicos e pesquisas científicas nas diferentes especialidades da área.