Geral

UPF oferece exame de proficiência para fins de intercâmbio

29/07/2019

19:07

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade acadêmica e demais interessados o Exame de Proficiência para Fins de Intercâmbio (EPFI). O propósito do exame é certificar e comprovar a proficiência do indivíduo em uma língua estrangeira/adicional. 

O Exame segue as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), que é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas de um indivíduo com relação a um idioma diferente de sua língua materna. Na UPF, o EPFI avalia a proficiência de nível B1, equivalente ao intermediário, no CEFR.

O certificado poderá ser utilizado pelos acadêmicos da Instituição que participarem de Editais para seleção interna para programas de intercâmbio da UPF (www.upf.br/editais), bem como para os interessados em ter um certificado no currículo, que comprove sua proficiência em um dos idiomas oferecidos.

O oferecimento do Exame na Instituição está sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do curso de Letras, sendo recomendado para aqueles que já tenham estudado em torno de 375 horas do idioma.

Estrutura do exame
O Exame avalia a competência comunicativa do candidato, abrangendo todas as quatro habilidades linguísticas. Neste semestre estarão sendo oferecidos os Exames em Espanhol, Francês, Italiano e Inglês.

Parte 1 - Leitura, compreensão e escrita: nesta etapa, o candidato deve demonstrar suas habilidades de compreensão de texto escrito, bem como de produção de texto, com correção gramatical e uso adequado de vocabulário. Duração: 1h30min.
Parte 2 – Compreensão auditiva: nesta etapa, o candidato deve demonstrar a compreensão de textos orais de diferentes natureza, incluindo conversas do dia a dia. Duração: 30 minutos.
Parte 3 – Fala: Na última etapa, o candidato deve demonstrar suas habilidades de conversação sobre temas variados, em uma interação face a face. Duração: de 10  a 15 minutos.

Inscrições, data e local do exame
As inscrições para o exame podem ser feitas até 16 de agosto de 2019. O candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível aqui, e pagar a taxa de R$ 120,00, na Central de Atendimento ao Aluno UPF. 

Informações pelo telefone (54) 3316.8117 ou pelo e-mail aai@upf.br. Os exames serão realizados no dia 26 de agosto, das 8h30min às 11h30min, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – B4.

Os interessados em saber mais detalhes sobre Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) podem acessar os links: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf (Português)
https://rm.coe.int/1680459f97  (Inglês)