Geral

Noites Crianceiras: atividades lúdicas celebram Semana da Criança na UPF

30/09/2022

14:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Crianças e familiares são convidados a participar do evento que será realizado entre 10 e 14 de outubro no Campus I da Universidade de Passo Fundo

Qual era a sua brincadeira favorita quando criança? Pular corda? Fazer “comidinha”? Desenhar? Quando adultos, muitas pessoas escolhem seguir uma profissão que se encaixe nisso. Aprender sobre exercícios no curso de Educação Física, experimentar reações na licenciatura ou bacharelado em Química, conhecer pratos deliciosos na Nutrição ou, também, fazer traços ainda mais bonitos cursando Artes Visuais. Para aproximar os pequenos e suas famílias da Universidade de Passo Fundo (UPF), além de estimular o lado lúdico de todos, vem aí o evento “Noites Crianceiras”.

Em alusão à Semana da Criança, a atividade será realizada entre os dias 10 e 14 de outubro, no Campus I da UPF, em Passo Fundo. Crianças de 5 a 11 anos de idade e familiares são convidados a participar das oficinas gratuitas oferecidas no turno da noite, sob orientação de professores e acadêmicos da Instituição de ensino. O evento é organizado pelo projeto de extensão “Brinquedoteca Universitária: Laboratório de Aprendizagens Lúdicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC/UPF).

Experiências lúdicas em contextos naturais fazem parte da programação, segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Rosana Farenzena. “Todos poderão participar de experiências prazerosas ao ar livre, com componentes de aventura, lazer, aprendizado, diversão e interações reais. As atividades são oferecidas com o propósito de reafirmar o direito das crianças à infância, no que se inclui o direito a brincar, à cultura, ao conhecimento, ao meio ambiente de qualidade e a participação ativa nos diversos espaços da comunidade”, aponta a docente.

As inscrições são feitas pelo e-mail brinquedotecafaed@upf.br. Interessados devem encaminhar nome, idade, e quais atividades deseja participar. As vagas são limitadas.

Programação


10/10 - Segunda-feira
OFICINA PEQUENO CIENTISTA - EXPERIMENTAR É BRINCAR

Coordenação: Profª Ana Paula H. Vaniel - Curso de Química UPF 
Horário: 20h

OFICINA OLHANDO PARA O CÉU DE PASSO FUNDO
Coordenação: Profº.  Alisson Cristian Giacomelli -  Curso de Física UPF.
Horário: 21h

11/11 - Terça-feira
VISITA À EXPOSIÇÃO “ERA UMA VEZ: NARRATIVAS DE CRIANÇAS NA PANDEMIA: DISCURSOS QUE REINVENTAM O MUNDO” E CONTOS AO REDOR DA FOGUEIRA
Coordenação: Profª Marlete S. Diedrich
Responsáveis: Juliana Laimer e William Dahmer (PPGL) e Gabriela Golembieski (Curso de Letras)
Horário: 20h

14/10 - Sexta-feira
TRILHA ECOLÓGICA HISTÓRICO CULTURAL NOTURNA – PROJETO TRILHAS UPF
Coordenação: Profº. Raphael L. Borges, Profª Noeli Zanella, Profª Gladis Thome, Profº  Cristiano Buzatto e Profª Ana Vendrametto
Orientações de vestuário: Roupa confortável que possa sujar, calça comprida, tênis confortável que esteja acostumado a caminhar, água e repelente. Podem levar algo leve para lanchar, como uma fruta ou barrinha de cereal.  Quem tiver lanterna poderá utilizá-la.
Horário: 19h30min