Jornada

Seminário Internacional contará com palestrantes da Itália, da Argentina e de Portugal

30/03/2017

17:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Inscrições para o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens iniciam no dia 10 de maio

A 16ª Jornada Nacional de Literatura terá um importante evento dentro da sua programação: o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017. As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas e palestras, comunicações e movimentos e atividades culturais, que têm a finalidade de promover debates sobre o entrelaçamento da leitura, da literatura e de linguagens para o ensino de língua. O período de inscrições inicia no dia 10 de maio.

Entre os palestrantes internacionais estão o professor da Universidade de Bolonha/Itália, Roberto Vecchi, a professora da Universidade Nacional de San Martín/Argentina, Cecilia Bajour, e o professor da Universidade Fernando Pessoa/ Portugal, Rui Torres, além dos palestrantes nacionais de diversas instituições de ensino do Brasil. O evento é destinado a estudantes e profissionais de Letras e de áreas afins, com a pretensão de discutir e compreender o espaço ocupado por múltiplas semioses, os diálogos que estabelecem entre si, as interações entre diferentes áreas de investigação e de pesquisa.

O objetivo do Seminário é oportunizar discussões acadêmicas sobre as temáticas que envolvem os estudos linguísticos e literários, nas abordagens que se relacionam interdisciplinarmente: leitura, literatura, linguagens, ensino e seus desdobramentos, inequivocamente humanistas por sua constituição, considerando a importância da fluidez de fronteiras e de valores dos saberes em geral, e dos linguísticos, literários e pedagógicos, em particular, fatores esses que inspiram a promoção desse evento integrado à programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura. 

A 16ª Jornada Nacional de Literatura é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo, evento que será realizado de 2 a 6 de outubro de 2017. Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores multimidiais, críticos e esteticamente sensíveis. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007.

O Seminário
O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens tem como escopo discutir questões, que se entrelaçam, no âmbito da pesquisa, do ensino de leitura, de literatura em interface com outras linguagens e semioses no cenário contemporâneo, em que a sociedade clama por investigações de natureza inter/transdisciplinar, além de demandar pesquisadores centrados nos estudos não apenas no texto verbal e escrito, mas nas múltiplas linguagens, mídias e culturas que configuram a produção de sentidos na contemporaneidade.

As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas e palestras, comunicações e movimentos e atividades culturais, que têm a finalidade de promover debates sobre o entrelaçamento da leitura, da literatura e de linguagens para o ensino de língua, mais especificamente da leitura, da literatura e de linguagens em nível de educação básica, média e superior. 

Desse evento, resultarão artigos de autoria dos participantes que apresentarão comunicação (ões), com publicação nos Anais do Seminário. Prevê-se, também, a organização e publicação de livro, com produções/textos dos professores e pesquisadores palestrantes que participarão do evento.

Esse Seminário tem estreita vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UPF), conta com a participação efetiva de professores do quadro docente permanente que integram a comissão organizadora e, também, da 16ª Jornada Nacional de Literatura. A linha de pesquisa “Leitura e Formação do Leitor”, nodal no PPGL/UPF, tem se voltado para pesquisas que interdisciplinarmente abordam, com ênfase, questões cruciais no que diz respeito ao ensino na Educação Básica: leitura, práticas leitoras e mediação. Nesse sentido há significativa integração com o curso de Letras da UPF, visando o desenvolvimento equânime das ações relativas ao ensino, pesquisa e extensão.

As Jornadas Literárias
As Jornadas Literárias caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. 

Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.

Inscrições
O período de inscrições para os participantes sem comunicação, que não desejam apresentar trabalhos, é de 10 de maio a 29 de setembro. Para os participantes com comunicação, ou seja, que desejam inscrever trabalhos, o período é de 25 de maio a 31 de agosto. Os textos completos para os anais devem ser enviados até o dia 29 de setembro. 

Informações 
Mais informações sobre o Seminário devem ser acessadas no site www.upf.br/16jornada.

 

Programação

04/10/2017 
Mesa 1 – 14h às 17h30min
Leitura e literatura: memória, discurso, manuscritos e percurso de criação 

Prof. Dr. Roberto Vecchi – Università di Bologna – Itália 
Prof. Dr. Fernanda Mussalim – UFU
Prof. Dr. Philippe Willemart – USP
Mediador: Prof. Dr. Ernani Cesar de Freitas – UPF

05/10/2017
Sessões de Comunicação – 09h às 12h
Mesa 2 – 14h às 17h30min

Leitura, literatura, linguagens e ensino
Profa. Dr. Angela Paiva Dionísio – UFPE
Profa. Me. Cecília Bajour – Universidade Nacional de San Martin – Argentina
Prof. Dr. Rildo Cosson – CEFOR/ Brasília
Mediador: Prof. Dr. Fabiane Verardi Burlamaque – UPF

06/10/2017
Sessões de Comunicação – 09h às 12h
Mesa 3 – 14h às 17h30min

Leitura, literatura e linguagens: novas topografias textuais 
Prof. Dr. Alckmar Luiz dos Santos – UFSC
Prof. Dr. Ana Elisa Ferreira Ribeiro – CEFET – MG
Prof. Dr. Rui Torres – Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal
Profa. Me. Renata Loureiro Frade – UERJ 
Mediador: Prof. Dr. Miguel Rettenmaier da Silva – UPF