Ensino

Professor e estudantes do PPGL apresentam trabalhos em congresso internacional

03/11/2021

15:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O XIV Congresso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED) teve como tema “Discursos em tempos de pandemia” e contou com a participação da equipe do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF (PPGL). A mesa temática, que reuniu os trabalhos “Ergologia, cenografia e ethos: uma interface para análise de discursos na pandemia da COVID-19”, ocorreu de forma remota no dia 29 de outubro e foi coordenada pelo professor Dr. Ernani Cesar de Freitas, do PPGL. A mesa mediou discussões sobre discursos políticos e midiáticos que circularam no Brasil durante a pandemia de acordo com conceitos das correntes teóricas utilizadas na interdisciplinaridade realizada.

Ainda integraram a mesa as pesquisas “A máscara e a vacina: o que as redes sociais revelam sobre a cenografia e o ethos dos atores políticos na pandemia da COVID-19?”, de Luis Henrique Boaventura e Ernani Cesar de Freitas; “Discursos pandêmicos: cenografia e ethos revelados por um professor em atividade de trabalho remota”, de Elaine Ribeiro e Julia C. Goulart Blank; “Cenografia e ethos no discurso em tempos de pandemia: dramáticas do corpo-si na atividade laboral”, de Keila de Quadros Schermack; e “Imposto do pecado’: cenografia e ethos jornalístico em enunciado jornalístico”, de Daiane Zamoner e Elaine Ribeiro. 

A ALED realiza, desde 1995, seminários, colóquios e congressos com o objetivo de promover e aprofundar os estudos sobre o discurso na América Latina. A cada dois anos, é realizado, com sede em um dos países membros, o seu tradicional Congresso Internacional, principal evento da entidade. A organização da edição atual ficou sob responsabilidade da delegação do México. Apesar de ocorrer em modalidade remota em decorrência da pandemia, o XIV Congresso Internacional da ALED teve, do dia 25 ao dia 29 de outubro, discussões sobre linguagem e discurso no contexto da pandemia entre um número recorde de participantes e contribuiu para compreendermos de que modo somos afetados pela comunicação em tempos de crise.