Ensino

PPGL receberá docente da Universidade de Buenos Aires

30/09/2019

17:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) promove ações de internacionalização e, nos dias 7 e 8 de outubro, receberá a professora Dra. Marcela Croce, da Universidade de Buenos Aires (UBA). A docente ministrará a disciplina Seminários Especiais para estudantes do mestrado e doutorado.

A disciplina Seminários Especiais é um curso temático na área de Letras, ofertado anualmente aos estudantes do mestrado e do doutorado do PPGL, ministrado por professores visitantes de instituições de ensino superior do Brasil e ou do exterior. Em edições anteriores, o curso foi ministrado por professores da Polônia, Portugal, Itália e França. Neste ano, a professora da Universidade de Buenos Aires abordará a temática “Barroco, neobarroco e modernismo: uma proposta de história estética latino-americana”.

O seminário propõe a articulação da literatura com as artes plásticas a partir de um enfoque comparatista, tomando como pressuposto a ideia de que tanto o barroco – e sua escola neobarroca – quanto o modernismo justificam a trama de um sistema literário latino-americano que se expande também como sistema artístico, em diferentes manifestações da linguagem.

A articulação das três poéticas mencionadas com suas respectivas associações plásticas e a indagação de sua representatividade em gêneros diversos (poesia, ensaio e narrativa) aponta a formulação de um sistema estético latino-americano que constitui um dos aspectos programáticos para o estudo da cultura latino-americana na contemporaneidade.

Os estudantes do PPGL, que têm participado de intercâmbios e de eventos em universidades do exterior, contam, assim, com a possibilidade de realizar um curso temático com professores de outros países no âmbito de seu próprio curso de mestrado ou doutorado, na perspectiva da Internacionalização em Casa (IeC). A IeC amplia as oportunidades de contato com professores de instituições estrangeiras, abrangendo todos os discentes e docentes do Programa, somando-se a outras ações implementadas pelo PPGL com a finalidade de proporcionar uma formação de excelência a todos.

A docente, Marcela Croce, tem vários livros publicados, é doutora em Letras (2001) pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA e professora adjunta da cátedra Problemas de literatura Latino-americana na mesma instituição.