Ensino

PPGL promove encontro de formação em Nova Prata

27/02/2023

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini, de Nova Prata, participaram de um encontro de formação promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e pelo curso de Letras da UPF. Liderados pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich e pela bolsista Gabriela Golembieski, eles tiveram a oportunidade de conversar sobre a importância da oralidade no processo formativo dos estudantes.

Conforme Marlete, o encontro contou com uma visita interativa à exposição “Era uma vez… narrativas de crianças na pandemia de Covid-19: discursos que reinventam o mundo”, que conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e com um debate sobre o tema “A oralidade na escola: a língua viva em foco”. “A conversa com os docentes buscou refletir sobre as produções orais dos estudantes, baseada no que propõe a Base Nacional Comum Curricular. O Programa de Pós-Graduação e o Curso de Letras cumprem com seu papel de formadores no cenário regional da educação”, destaca a professora.

Bolsista do PPGL, Gabriela lembra que o convite foi feito pela diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini, Iranez Ponzoni Martins. “Os professores foram bem receptivos. Interagiram com o proposto, possibilitando que a conversa sobre o tema fluísse de maneira produtiva. Foi um momento de conversa com os docentes que nos possibilitou refletir sobre narrativas de crianças produzidas durante a pandemia de Covid e sobre a oralidade na escola”, destaca.

Para ela, as atividades se complementaram e contribuíram para o andamento da reflexão proposta. “A partir do que vivenciamos, avalio o encontro de forma positiva, uma vez que a troca de experiências com os profissionais da escola e com a Professora Marlete contribuiu muito para a minha formação”, comenta, ressaltando que o projeto da Exposição prevê um diálogo com as escolas públicas e privadas da região, seja indo até às escolas ou recebendo-as na Universidade.