Ensino

Manifesto dos Pioneiros da Educação em dabate no Mundo da Leitura

15/04/2019

10:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo (UPF) retomou as atividades com os encontros dos grupos de estudos oferececidos à comunidade acadêmica e geral. No sábado, 13 de abril, aconteceu o primeiro encontro do semestre do grupo “Língua e Discurso”, com discussão do Manifesto dos Pioneiros da Educação, de 1932, considerado um documento importante para promover a reflexão dos ideais da educação brasileira na atualidade, possibilitando a realização de um paralelo entre os avanços e retrocessos que marcam a trajetória da escola pública.

Na ocasião, o grupo participante contou também com performances literárias executadas por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Além dessas sessões de estudo, tiveram destaque as realizações do Bando e Bandinho de Letras, coordenados pela professora Me. Mariane Rocha Silveira, os quais constituem ações do projeto de extensão “Literatura em Diálogo”, oriundo do grupo de estudos “Romance e Sociedade”. 

Bando e Bandinho de Letras
Do Bando de Letras participam acadêmicos de diferentes cursos da UPF, principalmente do curso de Letras, além de estudantes da educação básica e também da pós-graduação. Já o Bandinho de Letras é composto por crianças da comunidade – com idades entre cinco e 10 anos – e seus pais, que os acompanham em todos os encontros e apresentações.

As reuniões, que acontecem semanalmente no Mundo da Leitura, proporcionam momentos de apreciação de textos literários, principalmente contos e poemas de diferentes autores, em língua portuguesa e em língua espanhola. Além disso, os momentos ajudam no ensaio e organização das apresentações, que ocorrem em distintos espaços da cidade de Passo Fundo.

As demais ações do Mundo da Leitura, entre elas, as dirigidas às escolas, como o empréstimo de sacolas de livro, serão retomadas em breve. Mais informações sobre esses e outros projetos podem ser obtidas na secretaria do curso de Letras, via e-mail letras@upf.br ou por telefone (54) 3316-8330.