Cultura

IFCH recebe a exposição “A criança na língua: passo a passo”

22/10/2018

09:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) receberá, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifch), a exposição “A criança na língua: passo a passo”. A abertura da mostra, com relatos de pesquisa e visita guiada, acontece no dia 7 de novembro, às 19h30min, e no dia 8 de novembro, às 14h.

A exposição objetiva divulgar a área de Aquisição da Linguagem ao grande público, aproximar as pesquisas da sociedade, democratizar o conhecimento, compartilhando o resultado desses estudos com pais, professores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros interessados na infância. “A criança na língua: passo a passo” é uma exposição itinerante, que percorre diferentes instituições no Brasil e na França, e que convida a todos a descobrir esse ainda misterioso universo da linguagem da criança.

A mostra é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP/Grupo GEALin/NALíngua), o Consulado da França, em São Paulo, e a Universidade Paul Valéry (Montpellier, França/Grupo PRAXILING). A curadoria é de responsabilidade de Alessandra Del Ré (UNESP-FCLAr) e Christelle Dodane (Universidade de Montpellier 3).

Ao longo dessa aventura sobre a aquisição de linguagem da criança, são apresentadas algumas respostas ao público por meio de painéis informativos, vídeos, áudios e ilustrações que permitirão seguir, passo a passo, a progressão da criança na aquisição de sua(s) língua(s) materna(s), desde suas primeiras vocalizações até as frases mais complexas. Nesse percurso, temas importantes são abordados na aquisição de línguas (focos), tais como a linguagem que é utilizada com as crianças, o bilínguismo, a multimodalidade, o humor, dentre outros.

A mostra é organzida pela Faculdade de Educação (Faed), pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifch), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e pelo curso de Letras da UPF. Mais informações podem ser obtidas com o Grupo NALíngua, pelo e-mail gruponalingua@gmail.com ou pelo site http://gruponalingua.com.br/exposicao.html.