Pesquisa e Inovação

Discursos dos candidatos à presidência se tornam objeto de estudo no PPGL

27/09/2018

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Evento promovido pelo Programa, na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, teve como objetivo fornecer subsídios para melhor compreensão dos processos discursivos envolvidos dos candidatos

Os discursos dos candidatos à presidência da República foram tema de uma atividade promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro. Por meio da linha de pesquisa Interpretação e Constituição do Texto e do Discurso e da disciplina de Análise da Conversação, o Programa promoveu o evento “Discurso dos candidatos à presidência da República: uma análise enunciativa”. A atividade foi realizada no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I, e foi uma oportunidade para discussão e reflexão sobre o discurso dos candidatos ao governo do Brasil.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, a atividade surgiu a partir da sugestão dos próprios pós-graduandos, na disciplina de Análise da Conversação. “Eles estudam teorias do texto e do discurso e viram no discurso dos candidatos à presidência um potencial material de análise para aplicar as nossas teorias”, explicou a professora, que também ressaltou a visão de discurso com um impacto social. “No momento em nos voltamos para uma análise desses discursos, à luz de determinadas teorias, que são teorias científicas, teorias desenvolvidas em meios acadêmicos, conseguimos algumas respostas científicas sobre a construção desse discurso, e, ao mesmo tempo, conseguimos socializar com a comunidade as nossas pesquisas, o nosso conhecimento acerca dessa análise, para que as pessoas entendam melhor o que acontece nesse cenário, que é um cenário discursivo, linguístico, com um impacto social direto”, completou. 

As apresentações dos painéis foram feitas pelos alunos e por um pós-doutorando do Programa. Os professores ajudaram na revisão dos trabalhos e na organização da atividade. Sobre a escolha dos discursos analisados, Marlete explicou que foi individual de cada pós-graduando e não teve o objetivo de abranger todos os candidatos, tampouco de focar em um especificamente. “Nosso objetivo não é partidário, nem é um objetivo de fazer uma cobertura dos presidenciáveis porque não é esse o nosso papel. Cada sujeito escolheu um discurso que lhe chamou mais atenção, que acredita que a sua teoria possa contribuir mais. Nosso critério foi apenas ter uma representatividade desses presidenciáveis, sem a preocupação de mapear todos eles”, destacou a professora. 

Os painéis de debate seguem nesta sexta-feira, dia 28, no turno da noite. As apresentações ocorrerão no auditório da Faculdade de Odontologia (FO), são gratuitas e abertas a toda a comunidade.