Ensino

Defesa de tese da UPF conta com a participação do renomado professor Maingueneau

06/05/2020

14:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Como se relacionam os diferentes discursos religiosos em sua abordagem em relação ao outro? Esse é um dos questionamentos que o recém Dr. Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF), visou responder em sua tese “Dos discursos católico, espírita e evangélico pentecostal: competência discursiva e simulacros das práticas de fé”, orientada pelo professor Dr. Ernani Cesar de Freitas (UPF). A tese está vinculada à linha de pesquisa “Constituição e interpretação do texto e do discurso”. A banca de defesa ocorreu no dia 29 de abril, por meio de videoconferência realizada pela UPF Online.

Participou da banca examinadora o professor e pesquisador da Paris-Sorbonne Université, Dr. Dominique Maingueneau, renomado linguista no estudo da Análise do Discurso de linha francesa. Além do Maingueneau, participaram da banca a professora Dra. Maria Eduarda Giering (Unisinos), a professora Dra. Marlete Sandra Diedrich (UPF), a professora Dra. Patrícia da Silva Valério (UPF); e o orientador da tese, professor Dr. Ernani Cesar de Freitas (UPF).

O trabalho foi aprovado, destacando-se o mérito acadêmico reconhecido devido ao rigor teórico-metodológico e a pertinência da tese defendida.