Ensino

Centenas de estudantes participam de atividades do projeto Narrativas de crianças na pandemia

20/11/2023

17:21

Por: Assessoria de Imprensa

Durante os meses de outubro e novembro, mais de 200 crianças foram recebidas na Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar de atividades promovidas por meio do projeto de pesquisa “Narrativas de crianças no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem”, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). 

As atividades envolvendo narrativas literárias reuniram estudantes de diversos municípios da região no espaço do Mundo da Leitura. Coordenado pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich e desenvolvido com o apoio financeiro da Fapergs, o projeto tem o objetivo de refletir acerca da relação da criança com a língua no discurso, a partir da construção de narrativas. “Os resultados da investigação já permitem ver a narrativa da criança como um modo de estar na língua-discurso que lhe possibilita o deslocamento entre mundos reais e imaginários. Durante as atividades, as crianças passaram pelo espaço e interagiram com o mundo das narrativas, lendo e ouvindo histórias, produzindo materiais lúdicos e simbólicos dos mundos narrados”, afirma a professora. 

Estiveram envolvidos com a iniciativa bolsistas do PPGL, bolsistas de iniciação científica e de extensão do curso de Letras, além de bolsista Jr. do Integrado UPF, em parceria com os projetos de extensão Linguagens e Práticas Sociais e Brinquedoteca. O projeto segue com atividades em 2024. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail marlete@upf.br.