Ensino

Acadêmica do curso de Letras apresenta trabalho em evento internacional

28/09/2021

14:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), o InterAb 12, será realizado até a próxima quinta-feira (30). O evento ocorre de forma on-line desde 22 de setembro e reúne pesquisadores de diversos lugares do Brasil e do mundo. Entre conferências, mesas redondas, comunicações orais e lançamentos de livros, há as sessões de pôster, espaço onde é possível apresentar trabalhos. Como participantes, encontram-se pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), dentre eles, a acadêmica e bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Gabriela Golembieski, que apresentou o estudo “Construções metafóricas na narrativa da criança: o caso do limpador de para-brisa dos trens”.

Aluna do 7º nível do curso de Letras - Português e Inglês, Gabriela teve sua pesquisa orientada pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich. A reflexão apresentada em uma das sessões de pôster é resultado de estudos do projeto de pesquisa “A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem”, desenvolvido com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). No projeto, busca-se olhar para as narrativas da criança e para as construções metafóricas e metonímicas que compõem essa narrativa.

A estudante relata que participar do InterAb 12 é uma experiência importante. “Ter o estudo desenvolvido no curso de Letras e apresentado em um evento internacional é uma honra. Pude compartilhar o que vem sendo estudado no Grupo de Pesquisa e aprendi com os outros trabalhos que foram apresentados”, destaca Gabriela, mencionando que foi bom interagir com os ouvintes que foram conhecer o trabalho na plataforma digital Kumospace, uma vez que o feeedback dos que acompanham é importante para a continuação do estudo apresentado, bem como de estudos futuros. “Enquanto bolsista de Iniciação Científica, em poucas palavras, posso dizer que participar do InterAb foi enriquecedor”, complementa.

A acadêmica também comenta a respeito de como é ser bolsista de Iniciação Científica. “É uma oportunidade que tem me ensinado o que é ser pesquisadora: o estudo da teoria, a análise de dados de crianças com olhar atento para conseguir captar fatos na fala delas que poderão ser úteis para explicar na prática determinado conceito em estudo e, além de ensinar-me o que é ser pesquisadora, contribui significativamente para a minha formação acadêmica e, futuramente, para minha trajetória docente”, finaliza.

O trabalho “Construções metafóricas na narrativa da criança: o caso do limpador de para-brisa dos trens” pode ser conferido AQUI.