Geral

Teixeirinha será assunto do projeto Arquivos em Foco

05/09/2019

16:43

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorrerá na UPF, no dia 17 de setembro

O projeto Arquivos em Foco, em sua terceira edição, promoverá um debate com o historiador e arquivista Francisco Alcides Cougo Junior (UFSM) sobre “Teixeirinha 60 anos de sucesso: memória, história e patrimônio”. A atividade acontece no dia 17 de setembro, às 19h30min, na sala de defesas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF). O projeto Arquivos em Foco é promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR), ligado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF, e pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF).

O tema foi tratado por Cougo Junior em sua dissertação de mestrado, intitulada “Canta meu povo: uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)” (UFRGS, 2010), que abordou a produção musical de Vitor Mateus Teixeira (1927-1985) em seus mais de vinte anos de produção.  Em Arquivos em foco, o professor Francisco Alcides Cougo Junior tratará da importância das memórias, da história e da produção do cantor, e abordará as conexões desse patrimônio simbólico e cultural sulino.  

Sobre o palestrante
Francisco Cougo Junior é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em História, especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

No início da carreira, desenvolveu pesquisas em História & Música, Direitos Humanos e Comunicação. Mais tarde, dedicou-se ao campo da Arquivologia, no qual atua com ênfase nas áreas de História dos Arquivos e da Arquivologia, Avaliação de Documentos, Políticas Públicas em arquivos e Arquivos & Direitos Humanos. 

Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e desenvolve um projeto dedicado à investigação sobre a patrimonialização de arquivos no Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa Pluralismo, Interculturalidade, Decolonialidade e as Transformações nos Estados Latino-Americanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também um dos coordenadores do Programa de Aperfeiçoamento, Pesquisa e Estudos em Arquivos (Papearq).