Geral

Professor jubilado Mário Maestri é recebido pelo reitor da UPF

10/07/2018

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Dr. Mário José Maestri Filho recebeu, nesta terça-feira, 10 de julho, o reconhecimento da Instituição pelos 22 anos de atuação como docente da UPF. O ato de jubilamento ocorreu no gabinete do reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza. 

Maestri, que tem passagem pela graduação e pós-graduação da Universidade, foi um dos professores que ajudou a criar o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Instituição. Ele nasceu em 1948, em Porto Alegre, e começou a atuar na UPF em 1996. É doutor em Ciências Históricas pela Université Catholique de Louvin, na Bélgica, e tem pós-doutorado em História pela mesma universidade. Trabalhou em diversas instituições universitárias, entre elas, nos cursos de pós-graduação em História da UFRJ e da PUC-RS. É autor de mais de quarenta livros publicados no Brasil, na Itália, na Bélgica e na França, dedicados sobretudo à escravidão colonial e à história do Brasil. “Cheguei na UPF há 22 anos com o objetivo de ajudar a construir o projeto para o Programa de Pós-Graduação em História, um dos primeiros programas da Instituição e o primeiro Programa em História do interior do Estado. É uma alegria ter contribuído nessa atividade, num programa que modificou a vida de centenas de pessoas, com mais de 300 mestres e doutores em História. Foi uma grande alegria fazer parte da UPF, ter convivido com estes colegas especiais”, destacou Maestri.

O reitor da UPF agradeceu ao professor pelas contribuições feitas em prol da Instituição ao longo destes anos. “Este ato é uma forma de fazermos um agradecimento e o reconhecimento a quem, aos 70 anos de idade, contribuiu tanto com a Instituição”, disse o reitor.

Também participou do ato a professora do PPGH, Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel.