Cultura

Patrimônios culturais em vídeos são resultado de projeto da UPF e IHPF

18/04/2023

14:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Projeto Drops Patrimonial: valorização e difusão do Patrimônio Cultural de Passo Fundo, destinado à produção de vídeos curtos de socialização dos patrimônios culturais, foi contemplado com o 6º Prêmio Funcultura em 2022

Os estudos patrimoniais têm ganhado destaque nas últimas décadas em fóruns internacionais, nacionais, estaduais e locais, potencializando elementos de identificação, memória, história e identidade e suas relações simbólicas e efetivas de bens comuns com a cidadania cultural. Nesse sentido, em Passo Fundo, esforços individuais e coletivos têm sido empreendidos há anos no esforço de capitanear movimentos de identificação, divulgação e também educação patrimonial.

Uma dessas ações é o projeto Drops Patrimonial: valorização e difusão do Patrimônio Cultural de Passo Fundo, voltado à produção e divulgação de vídeos curtos de socialização dos patrimônios culturais - materiais, imateriais - de Passo Fundo. Coordenado pela professora Dra. Gizele Zanotto e promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR), Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), curso de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), o projeto, que chega ao 20º episódio, foi contemplado com o 6º Prêmio Funcultura em 2022.

Conforme Gizele, a proposta também busca avançar na identificação, mapeamento e cartografia dos bens patrimoniais locais, para além do inventário, de mapeamento de patrimônio imaterial e listas de lugares turísticos.

Episódios sobre diferentes temas
Integrado por uma equipe multidisciplinar, o projeto foi da pesquisa à produção audiovisual que, nesta primeira fase - articulada ao Prêmio - realizou episódios sobre:
1. Festa e Romaria de São Miguel
2. Boca Maldita
3. República dos Coqueiros
4. Cassino da Maroca
5. Parque da Gare
6. Cemitério Vera Cruz
7. Sinagoga e Cemitério Israelita
8. Calçada Alta
9. Saladeiro São Miguel
10. Clube Visconde do Rio Branco
11. Espaço Cultural Roseli Doléski Pretto
12. Patrimônio Museal
13. Patrimônio Documental
14. Maria Pequena
15. Avenida Brasil
16.  Marcos da Federalista
17.  Patrimônio Edificado
18. Instituto Educacional de Passo Fundo
19. Chafariz da Mãe Preta 
20. Patrimônio Industrial e Vilas Operárias

Para conferir todos os vídeos, acesse o Youtube do Arquivo Histórico Regional.